Quem não conhece Papai Noel? Aquela enorme barba branca, a roupa vermelha? Mas que ele gosta de tomar açaí, já é outro papo. Pois no Pará, ele se deliciou com uma tigela de açaí e essa experiência será mostrada na exposição “Natal Pai D’Égua”, do fotografo Davi Souza, que abre hoje e pode ser visitada até dia 31 de dezembro, no Shopping Bosque Grão-Pará.

“A ideia principal é misturar dois símbolos muito fortes da cultura mundial e paraense, pois já vimos vários ensaios e versões do Papai Noel, mas ele tomando açaí com cinco crianças num cenário tipicamente regional, com o verdadeiro açaí, isso nunca foi feito. Talvez esta seja a grande sacada, crianças, açaí e Papai Noel, não tem como dar errado”, diz Davi Souza aos risos.

O ensaio do “Bom Velhinho” tomando a nossa tradicional bebida é uma derivação de outro ensaio criado pelo fotógrafo, chamado “Meu Primeiro Açai’, que surgiu da vontade do artista de registrar a experiência da filha Helena tomando pela primeira vez o açaí. As fotos viralizaram na internet e o registro chegou a ter mais de quatro mil compartilhamentos no Facebook. O sucesso rendeu muitos ensaios de outros pais que quiseram também transformar a primeira experiência com o açaí em um momento inesquecível. “O motivo maior do meu trabalho é fortalecer a cultura e a identidade do povo paraense através do hábito de tomar açaí. Então pensei: eu nunca vi um Papai Noel tomando açaí num ensaio fotográfico!”, diz.

No ensaio com o morador do Polo Norte, o fotógrafo resolveu colocar cinco crianças que representassem os cinco continentes, com características únicas. “Adaptei o cenário que já tenho em estúdio para a temática natalina. Usei vários elementos natalinos, inclusive com peças de uso pessoal do Papai Noel”, explica.

Segundo o artista, devido ao ineditismo e originalidade do ensaio, pensou que mais pessoas deveriam ter acesso às fotos, então fez uma proposta de exposição ao shopping, que topou de imediato.

Essa experiência do Papai Noel com o nosso açaí será mostrada em 31 imagens. “Agradeço muito a confiança dos pais que toparam embarcar nesta lambança e claro, um agradecimento especial ao Bom Velhinho, que veio de tão longe, lá do Polo Norte, para experimentar o nosso tão amado açaí”, diz Davi.

Davi Souza é formado em Artes Visuais pela Universidade da Amazônia e trabalha profissionalmente como fotógrafo desde 2011. Começou registrando eventos, mas os ensaios e esse contato mais próximo com os clientes eram sua verdadeira paixão. Em 2016, com o nascimento de Helena, descobriu sua vocação: fotografar crianças.

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS