
O agronegócio do sul paraense tem sua força consolidada com a realização de duas feiras agropecuárias que começam neste final de semana. Em Xinguara, começou neste sábado (30) a 26ª Feira Agropecuária, a FAX, o mais importante e tradicional evento do município. Neste mesmo sábado (30) começou também a 10ª ExpoCanaã 2025 em Canaã dos Carajás. A distância entre as duas cidades do sul paraense é de 117 quilômetros, próximas para os padrões da região.
O município de Xinguara, no sudeste do Pará, deu início, na noite deste sábado (30), à 26ª edição da Feira Agropecuária de Xinguara (FAX 2025), um dos maiores e mais tradicionais eventos do setor no Estado. Neste domingo (31) acontece a tradicional cavalgada ruralista.
A cerimônia de abertura, realizada no Sindicato Rural, contou com a participação do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan, do prefeito municipal, Osvaldinho Assunção, do presidente do Sindicato Rural de Xinguara, Joel Lobato, do ministro das Cidades, Jader Filho, além de deputados estaduais e federais, prefeitos, ex-prefeitos e outras lideranças da região.
Veja também:
- Cavalgada dá o pontapé inicial para a 42ª Expo Rondon
- Baile da Rainha abre oficialmente a Expoama 2025 em Marabá
- Sindicato Rural lança oficialmente a 37ª Expoama em Marabá
Em seu discurso, o governador destacou a relevância da agropecuária para o desenvolvimento do Pará, ressaltando os compromissos da gestão estadual com o estímulo à produção, à geração de emprego e renda.

"Eu sou muito orgulhoso de poder viver com vocês a realidade de um Estado que cresce a todo instante e que tem uma referência da pecuária, da produção rural, de gente trabalhadora do campo que coloca alimento na mesa e que garante com que a geração de emprego, a partir da produção rural, possa ser uma realidade pra toda essa região"
"Pouca gente sabe, mas o Pará tem a segunda maior produção bovina de todo o Brasil. Nós temos 26 milhões de cabeças de gado no Estado. Portanto, nós somos uma referência para esse País e a gente tem que se orgulhar. E se o Pará, hoje, é o segundo maior rebanho bovino do Estado, tem uma cidade que simboliza isso. É a capital do Boi gordo, é Xinguara, Viva Xinguara!", celebrou o governador.
A vice-governadora Hana Ghassan também ressaltou o papel estratégico de Xinguara no cenário do agronegócio nacional, e a importância da celebração da cultura local. “A FAX terá uma semana de festa, representando a cultura daqui, representando a força paraense. Eu quero desejar a vocês que seja uma semana de muitas alegrias, pois ela é fruto de parceria, entre a prefeitura, o governo do Estado e do sindicato", destacou.
EXPOCANAÃ
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou na manhã deste sábado (30) da 10ª Cavalgada Ruralista pelas ruas de Canaã dos Carajás, município do sudeste paraense, que abriu oficialmente a ExpoCanaã 2025.
A exposição agropecuária ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Canaã dos Carajás (Sicampo), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru). O desfile das comitivas celebrou a cultura do campo e a vocação produtiva do sudeste paraense, reforçando o ambiente de negócios.
“O governo vem com muita felicidade ver o Estado cada vez mais próspero. O Pará tem a terceira maior expectativa de crédito de todo o país, graças ao crescimento do agronegócio, da mineração e dos serviços. Portanto, essa região é muito importante para o Estado do Pará, e essa festa, da qual vamos participar hoje, é importante para a cultura do nosso Estado. Nós estamos aqui em uma mensagem de valorização, de prestígio a Canaã dos Carajás, a essa região que é um dos pilares da economia do Pará. Eu estou aqui para celebrar esse momento. Celebrar com essa festa linda, participando da cavalgada em Canaã dos Carajás. Estou muito feliz de estar aqui nesse momento”, afirmou Hana Ghassan.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar