As ciclofaixas encorajam o uso das bicicletas como meio de transporte, o que reduz o número de veículos no trânsito pesado, uso de combustíveis, além da vantagem de não contribuir para a poluição.

Quem trafega pela rodovia Transamazônica no perímetro urbano de Marabá já percebeu, desde a semana passada, a nova sinalização que parte da pista de rolamento ou canteiro destinada à circulação exclusiva para os ciclistas. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, (DNIT), ao todo serão 20 quilômetros de ciclofaixa, isso no sentido crescente e decrescente, entre o KM 06 e as imediações do aeroporto da cidade, o que vai proporcionar mais segurança aos usuários do pedal. O serviço faz parte das melhorias feitas pelo Governo Federal nas rodovias da cidade, inclusive o recapeamento da ponte Itacaiúnas.

Diante da novidade da faixa destinada aos ciclistas na rodovia e em algumas ruas da cidade, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) alerta os condutores de veículos para as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como enfatiza o coordenador de Educação no Trânsito do DMTU, Rogério Mathias.

“Agora é multa gravíssima, você não diminuir a velocidade ao se aproximar do ciclista. Já existia a regra de multa grave, mas agora é gravíssima. Então, nós alertamos o condutor sobre os cuidados com a velocidade, sobre beber e dirigir e o avanço no sinal vermelho nos semáforos, que tem sido um dos problemas recorrentes”, alerta Rogério.

De acordo com Lei 14.071, de 13 de outubro de 2020, que altera o artigo 182 do CTB, estacionar na ciclovia/ciclofaixa, inclusive para embarque ou desembarque passou a ser considerada infração grave, com 5 pontos na carteira e multa de R$ 195,23. Transitar passou a ser considerada infração gravíssima, com valor da multa triplicado, ou seja, R$ 880,00 e 7 pontos. Não reduzir a velocidade ao ultrapassar o ciclista se tornou infração gravíssima (7 pontos) e multa de R$ 293,40.

“Nós, DNIT, fizemos em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Detran, Ciretran e DMTU, uma ação nos dias 15 e 16, para divulgação sobre a ciclofaixa, segurança no trânsito e foi realizada no shopping e no semáforo da Folha 33. Uma ação de conscientização”, ressalta o engenheiro Jairo Rabelo, chefe de serviço do DNIT/Marabá.

Ciclistas satisfeitos com a novidade

A implantação da ciclofaixa em Marabá atende um anseio de quem precisa da bicicleta como meio de transporte ou para a prática do ciclismo em Marabá. O empresário Alexson Freitas está nesta situação. Ele faz parte do grupo de treino Borimbora, que existe no município há 6 anos. “É muito importante a questão da segurança, é um espaço reservado ao ciclista, algo que a gente aguardava há muito tempo”, enfatiza o integrante do grupo.

Os serviços da ciclofaixa ainda estão em andamento e a previsão é que sejam concluídos no máximo até o final de julho, quando a pintura provavelmente estará pronta. O DNIT explica que com o recapeamento da ponte, foi preciso aguardar um tempo para iniciar a pintura na parte mais gasosa da parte betuminosa, que se expeliu para não ter nenhum prejuízo na qualidade do material da pintura termoplástica. Por outro lado, toda a parte horizontal estará pronta, faltando apenas implantação das tachinhas, em pontos que ainda não receberam a sinalização.  

Implantação da ciclofaixa atende um anseio de quem precisa da bicicleta como meio de transporte ou para a prática do ciclismo Foto: Paulo Sérgio

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