No período do verão, as altas temperaturas e baixa umidade do ar, contribuem para o aumento de focos de incêndio em Marabá, no sudeste do estado. Essa prática ocasiona além da degradação ambiental, problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos.
Nos primeiros 20 dias deste mês foram registradas 60 ocorrências deste tipo no município. As ocorrências foram atendidas pela Brigada de Combate a Incêndios da Defesa Civil Municipal, que trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Linha Verde, este vinculado ao Disque Denúncia do Sul e Sudeste do Estado.
O maior número dos focos foi registrado no núcleo Nova Marabá com 45 casos; seguido do Núcleo Cidade Nova com 07; Velha Marabá com 06; São Félix 01 e Cidade Jardim 01.
A Brigada da Defesa Civil conta com 24 brigadistas que atua de segunda a segunda, em várias ocorrências. “A gente orienta a população a não tocar fogo, mas infelizmente não temos esse controle e as pessoas continuam com essa prática”, conta a agente administrativa do órgão municipal, Rosemeire Alves da Costa.
SERVIÇO
As denúncias de queimadas podem ser feitas pelo número (94) 99929-1364, da Defesa Civil. Já os contatos do Linha Verde são 94 3312-3350/98198-3350 / 99233-0523, além do app do Disque Denúncia do Sul e Sudeste do Pará, que pode ser baixado na loja de aplicativos dos aparelhos celulares.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar