Febre, enjoo e dores no corpo, além de sangramentos, palidez, sudorese, dificuldade de respirar e comprometimento de alguns órgãos. Esses são alguns dos sintomas da dengue hemorrágica.
A doença é uma reação grave do organismo ao vírus da dengue, que leva ao aparecimento de sintomas mais sérios que a dengue clássica e que podem levar uma pessoa a morte.
Em Marabá, no sudeste do estado, dois casos de dengue hemorrágica estão sendo investigados. Por isso, o coordenador do Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Amadeu Moreira, reforça que a população mantenha os cuidados para evitar a proliferação da doença.
“Já este ano temos dois casos positivos confirmados (dengue clássica) e temos mais dois casos suspeitos de dengue hemorrágica em investigação. Portanto, é importante que cada morador cuide da sua parte, nos ajude, ajude a sua família, ajude a sua comunidade”, pede o coordenador de endemias.
Os casos de dengue hemorrágica foram registrados no Bairro Liberdade e Independência, no Núcleo Cidade Nova. Os pacientes são uma criança e um adulto.
COMPLICAÇÕES
A dengue hemorrágica é mais frequente em pessoas que apresentam dengue pela 2ª vez, e pode ser diferenciada dos outros tipos de dengue por volta do 3º dia com o surgimento de hemorragias.
Apesar de grave, a dengue hemorrágica tem cura quando é identificada ainda na fase inicial e o tratamento envolve principalmente a hidratação através de injeção de soro na veia, sendo necessário para isso que a pessoa fique internada no hospital, pois assim também é possível que seja monitorada pela equipe médica e de enfermagem, evitando o surgimento de complicações.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar