Um grupo de 25 agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), de Marabá, Parauapebas e Redenção, encerrou, na última sexta-feira (27), em Marabá, o curso de aperfeiçoamento de novas práticas de fiscalização de vias urbanas e rodovias, com foco na segurança viária, dentro do projeto Strengthening Road Traffic Enforcement in Brazil (Fortalecimento da Fiscalização do Trânsito Rodoviário no Brasil), aprovado pelo Fundo das Nações Unidas para a Segurança Viária e supervisionado pela Comissão Econômica da ONU para América Latina e o Caribe (Cepal).
O projeto do Detran do Pará foi selecionado pela ONU entre 73 outros apresentados por 52 países, e objetiva adotar novos métodos para aumentar a eficiência das operações fiscalizatórias nos próximos anos, em um esforço do governo estadual e do Detran de colocar o Pará - e consequentemente o país - na vanguarda das melhores práticas em termos de segurança e fiscalização viária mundial, pareando suas ações a países como Austrália e Estados Unidos.
Luiz Otávio Miranda, servidor do Detran/PA, ministrou as orientações aos agentes, que, depois, seguiram para os procedimentos práticos nas vias de Marabá. Luiz Otávio também anunciou que o Fundo da ONU, via Cepal, prorrogou por mais um ano o financiamento do projeto, devido aos impactos provocados pela pandemia da Covid-19.
"Estamos complementando a carga horária do primeiro treinamento, que aconteceu de forma virtual, com a finalidade de implementar agora na via pública as práticas fiscalização de alcoolemia e de outros fatores de risco para prevenção de acidentes. Definimos os procedimentos e colhemos a percepção desses agentes para aperfeiçoar ainda mais o protocolo estadual de fiscalização com a contribuição deles nas operações que fizemos", explica Miranda.
Duas ações foram realizadas nas vias de Marabá. Na noite desta quinta-feira, na rua VP Três, foi aplicada a metodologia Random Breath Testing (RBT) (teste aleatório de alcoolemia). Foram abordados 109 veículos e realizados 109 testes. Desse total foram autuados 3 condutores, com índice de alcoolemia para infração do art. 165, e 7 condutores se recusaram a fazer o teste, resultando na aplicação do art. 165-A, do CTB. Durante o treinamento, os participantes enfatizaram questões relacionadas à segurança viária, legislação nacional e internacional, mortalidade, morbidade e fatores de risco, fiscalização de alcoolemia e gestão da velocidade.
“É um treinamento que tem como diferencial a análise dos principais estudos mundiais sobre segurança viária. Essa troca de conhecimento vai aprofundar e embasar o trabalho dos agentes no cotidiano da fiscalização” finaliza Miranda. (Leandro Oliveira/Ascom Detran)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar