O “Agosto Lilás” é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ele foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006 e que, em 2021, completou 15 anos.
Todos os anos, neste mês, são realizados trabalhos que visam o engajamento da sociedade com a causa, desde o incentivo à denúncia até o combate efetivo da violência.
Em Marabá, no sudeste do estado, para encerrar as ações do Agosto Lilás está ocorrendo nesta segunda (30) e terça-feira (31), uma programação especial no Partage Shopping.
A abertura contou com a presença de autoridades e representantes de entidades em defesa da Mulher. O juiz Alexandre Arakaki, da 3ª Vara Criminal de Marabá, esteve presente no evento e contou que a cidade vive uma crise de homem batendo em mulher, de homem agredindo a mulher e desrespeitando mulher. “A gente tem que dá um basta e a gente começa com ações de conscientização, de informação, para que o homem entenda seu papel dentro da sociedade. Que ele entenda que as mulheres tem os mesmos direitos e merecem e exigem dignidade”, afirma.
O magistrado afirma que os casos de violência estão aumentando no município, uma vez que as mulheres estão criando mais coragem de denunciar. “O nosso papel não é punir o homem, o nosso papel é possibilitar que as famílias tenham uma vida digna e uma vida melhor e que o homem que uma vez bateu não cometa tal ato grave novamente”, pondera.
NÚMERO
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Pará registrou mais de 6.700 casos de violência no ambiente doméstico somente no primeiro semestre deste ano. O número representa aumento de 12% do registrado no mesmo período de 2020.
AÇÃO
A coordenadora do Conselho da Mulher de Marabá (Comdim), Claudia Cilene Araújo, afirma que vários serviços estão sendo disponibilizados nessa ação do shopping, entre estes: palestras; maquiagem/ penteado; atendimento psicológico e jurídico; palestra sobre formalização da mulher empreendedora e exposição de artesanato.
“O Comdim está muito feliz em encerrar esse mês fazendo esse trabalho, de motivar e dizer para a mulher que ela não está só”, afirma Claudia Cilene. Além do Comdim, estão na organização da ação a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, ParáPaz; OAB/Defensoria, Acim (Conselho da Mulher); Departamento de Emprego e Renda; Ministério Público Estadual e movimentos sociais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar