plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
AGOSTO LILÁS

“Marabá vive crise de homem batendo em mulher”, afirma juiz

Magistrado Alexandre Arakaki conta que os casos de violência estão aumentando no município

Imagem ilustrativa da notícia “Marabá vive crise de homem batendo em mulher”, afirma juiz camera Mulheres estão criando cada vez mais coragem de denunciar | Reprodução

O “Agosto Lilás” é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ele foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006 e que, em 2021, completou 15 anos.

Todos os anos, neste mês, são realizados trabalhos que visam o engajamento da sociedade com a causa, desde o incentivo à denúncia até o combate efetivo da violência.

Em Marabá, no sudeste do estado, para encerrar as ações do Agosto Lilás está ocorrendo nesta segunda (30) e terça-feira (31), uma programação especial no Partage Shopping.

A abertura contou com a presença de autoridades e representantes de entidades em defesa da Mulher. O juiz Alexandre Arakaki, da 3ª Vara Criminal de Marabá, esteve presente no evento e contou que a cidade vive uma crise de homem batendo em mulher, de homem agredindo a mulher e desrespeitando mulher. “A gente tem que dá um basta e a gente começa com ações de conscientização, de informação, para que o homem entenda seu papel dentro da sociedade. Que ele entenda que as mulheres tem os mesmos direitos e merecem e exigem dignidade”, afirma.

Juiz Alexandre Arakaki afirma que as mulheres estão criando cada vez mais coragem de denunciar
📷 Juiz Alexandre Arakaki afirma que as mulheres estão criando cada vez mais coragem de denunciar |Reprodução

O magistrado afirma que os casos de violência estão aumentando no município, uma vez que as mulheres estão criando mais coragem de denunciar. “O nosso papel não é punir o homem, o nosso papel é possibilitar que as famílias tenham uma vida digna e uma vida melhor e que o homem que uma vez bateu não cometa tal ato grave novamente”, pondera.

NÚMERO

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Pará registrou mais de 6.700 casos de violência no ambiente doméstico somente no primeiro semestre deste ano. O número representa aumento de 12% do registrado no mesmo período de 2020.

AÇÃO

A coordenadora do Conselho da Mulher de Marabá (Comdim), Claudia Cilene Araújo, afirma que vários serviços estão sendo disponibilizados nessa ação do shopping, entre estes: palestras; maquiagem/ penteado; atendimento psicológico e jurídico; palestra sobre formalização da mulher empreendedora e exposição de artesanato.

“O Comdim está muito feliz em encerrar esse mês fazendo esse trabalho, de motivar e dizer para a mulher que ela não está só”, afirma Claudia Cilene. Além do Comdim, estão na organização da ação a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, ParáPaz; OAB/Defensoria, Acim (Conselho da Mulher); Departamento de Emprego e Renda; Ministério Público Estadual e movimentos sociais.

Programação do Agosto Lilás no shopping
📷 Programação do Agosto Lilás no shopping |Reprodução

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias