plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MARABÁ

Ação garante Carteira de Identificação para autistas. Veja

Foram entregues aproximadamente 100 carteiras no Carajás Centro de Convenções

Imagem ilustrativa da notícia Ação garante Carteira de Identificação para autistas. Veja camera Mariana Medeiros, mãe da pequena Emilly Medeiros, comemorou a carteira da filha | Divulgação

Com a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), os autistas passam a ter prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

A Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (CEPA), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), esteve neste sábado (4) na Secretaria Regional Sul/Sudeste do Estado para a entrega de aproximadamente 100 carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

“Desde o ano passado já entregamos, quase cinco mil carteiras. Nosso objetivo é garantir os direitos e a cidadania deste público. Trata-se de um trabalho pioneiro, feito por mãos e que tem trazido resultados muito positivos”, afirma a coordenadora da CEPA, Nayara Barbalho.

Mariana Medeiros, mãe da pequena Emilly Medeiros, comemorou a carteira da filha. “Para a gente é uma grande honra receber a carteira do autista, pois essa é uma grande conquista. Nós somos pouco reconhecidos, esquecidos pela sociedade, mas nós precisamos desse reconhecimento. Para quem tem uma criança autista essa carteira é um grande passo”, ela afirma.

No local foi instalada também a placa atualizada de prioridades do Estado com foco na capacitação dos servidores, ação que também já ocorreu em outras unidades estaduais. A equipe da CEPA também se reuniu com o prefeito de Marabá, Tião Miranda, e a equipe de Secretaria Municipal de Educação para firmar uma parceria para o atendimento da pessoa com autismo no município a com base em evidências científicas que é o modelo do Governo do Estado a partir da capacitação dos professores locais.

As ações da CEPA acontecem regularmente segundo a demanda enviada pelos municípios e as reuniões devem acontecer nos próximos dias em outras cidades do interior paraense. Para mais informações sobre a coordenação acesse: Transtorno do Espectro Autista (TEA) – SESPA (saude.pa.gov.br). As carteiras são entregues em domicílio pelos correios ou através das ações itinerantes da Sespa.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias