plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Covid-19: Marabá ultrapassa 150 mil vacinados

O número representa cerca de 73% dos 206 mil habitantes com mais de 12 anos

Imagem ilustrativa da notícia Covid-19: Marabá ultrapassa 150 mil vacinados camera A campanha de vacinação iniciou no município em 19 de janeiro deste ano | Luan James/ RBATV

Após sete meses do início da vacinação contra a Covid-19 em Marabá, o município alcança a marca de mais de 150 mil vacinados com a primeira dose do imunizante. O número representa cerca de 73% dos 206 mil habitantes com mais de 12 anos, levando em consideração estimativas baseadas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A campanha de vacinação iniciou no município em 19 de janeiro com aplicação em profissionais que trabalham na área da saúde. A primeira dose foi aplicada na agente de serviços gerais do Hospital Municipal de Marabá Rosinalva Nunes de Castro. A marca de 120 mil vacinados foi alcançada em 25 de agosto.

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) avalia como significativo os mais de 150 mil vacinados no município, como aponta o responsável pelo departamento, Fernando Gomes. “Nós estamos vendo a eficácia da vacina na diminuição dos números de casos e óbitos. Nosso pedido é que as pessoas tomem a segunda dose da vacina e completem o ciclo de imunização”, pontua o coordenador.

Como destacou Fernando Gomes, no mês de agosto, Marabá registrou o menor número de óbitos por covid-19 com oito registros. A diminuição foi de 50% em relação ao mês anterior e quase 64% na comparação com agosto de 2020.

Retrospecto

Ao longo da campanha de imunização, a SMS buscou organizar o cronograma para atender, inicialmente, aos diversos grupos prioritários. Em janeiro, os primeiros grupos vacinados foram idosos e profissionais de saúde. No mês seguinte, continuou a imunização dos idosos por faixa etária. Em abril, seguindo o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, indivíduos com comorbidades como diabetes, hipertensão e pacientes oncológicos começaram a ser vacinados.

Outros grupos prioritários como trabalhadores da educação, professores, motoristas de transporte público e trabalhadores da indústria também foram atendidos. As pessoas com mais de 50 anos sem comorbidades começaram a ser vacinadas em junho.

A campanha seguiu com a vacinação de maneira gradativa e, no início de setembro, os adolescentes de 12 a 17 anos começaram a receber a imunização.

Hoje o vacinômetro contabiliza 151.426 aplicações de primeira dose e 36.297 de segunda dose.

Covid-19: Marabá ultrapassa 150 mil vacinados
📷 |

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias