DOL Carajás
Cidades / Marabá
PREOCUPANTE

Cresce o número de casos de Aids em Marabá 

Preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV

terça-feira, 14/09/2021, 18:15 - Atualizado em 15/09/2021, 17:15 - Autor: Alessandra Gonçalves


Imagem ilustrativa da notícia: Cresce o número de casos de Aids em Marabá 
| Reprodução

O Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Atendimento Especializado – SAE/CTA, de Marabá, que atende a região, realiza um trabalho voltado a comunidade com dúvidas em relação a sua condição sorológica para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).   

Mesmo com a pandemia, os profissionais não pararam os atendimentos e continuam atendendo presencialmente de segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 17h, com consulta ambulatorial, realização de exames (HIV, Sífilis, Hepatites Virais, entre outras), carga viral e dispensação médica, bem como a distribuição de preservativos.

De acordo com dados do órgão, em 2020 foram diagnosticados 238 novos casos de HIV, sendo 143 homens e 95 mulheres. Já este ano, de janeiro a junho foram confirmados 102 novos casos de HIV em Marabá e região, sendo que 64 em pessoas do sexo masculino e 38 do feminino.

SÍFILIS

Já na situação de sífilis neste mesmo período foram 176 novos casos acompanhados. Desse total, 106 casos do sexo feminino e 70 em pessoas do sexo masculino, predominando o índice de sífilis em mulheres.

HEPATITES VIRAIS

No caso de Hepatites Virais foram 36 novos casos, sendo 26 novos de Hepatite B e 10 de Hepatite C. 

PREVENÇÃO 

A orientação da gerente do CTA, Katiane chaves, é que as pessoas usem preservativos. “Contamos com vocês no sentido de sensibilizar a todos com relação a importância do uso do preservativo, masculino ou feminino”.

O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

SERVIÇO

CTA/SAE: Travessa Santa Teresinha, s/n, Marabá Pioneira

Horário: Segunda a sexta-feira, 7h às 17h.     



Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS