plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PREOCUPAÇÃO

Casos de dengue explodem em Marabá. Veja o vídeo  

Em todos bairros do município foram constatados a presença do Aedes aegypti

Imagem ilustrativa da notícia Casos de dengue explodem em Marabá. Veja o vídeo   camera Após quatro anos com a doença controlada na cidade, os casos voltaram a aumentar | Reprodução

O aumento nos casos de dengue em Marabá, no sudeste do estado, acende um alerta na saúde do município. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e apresenta sintomas como febre, dor no corpo e náuseas.

Em 2017, 769 casos foram registrados na cidade. Após quatro anos com a doença controlada na cidade, os casos começaram a aumentar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 41 casos foram confirmados este ano na zona urbana, além de quatro casos de dengue hemorrágica. “Está chegando o inverno novamente, se não houver uma mobilização de toda a população para a gente poder controlar essa situação, esses casos de dengue podem se transformar em 120, 150, 200 e daqui a pouco nós temos focos complicadíssimos em Marabá”, disse o coordenador do Departamentos de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Amadeu Moreira.

ÁREA DE ALTO RISCO

Em todos bairros do município foram constatados a presença do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Mas, no Bairro Jardim União II, no Núcleo Cidade Nova e na Folha 19, na Nova Marabá, a situação é ainda pior.

Por isso, Amadeu Moreira pede que os moradores possam ficar atentos e manterem os seus quintais limpos. “Essas são as duas áreas identificadas com alto risco no momento aqui em Marabá”, afirma.

Para reforçar o trabalho do departamento, a Secretaria Municipal de Saúde divulgará edital para contratação de 150 novos agentes de endemias para ajudar no combate a dengue.

Quem apresentar os sintomas da doença deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Em casos mais graves de dengue, em que há dor abdominal intensa e contínua, é preciso ir à emergência de um hospital.

CUIDADOS

As principais medidas que devem ser tomadas pela população são as seguintes:

· Manter a caixa d'água, tonéis e barris de água bem fechados;

· Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada;

· Não deixar água acumulada sobre a laje;

· Manter garrafas com boca virada para baixo;

·Acondicionar pneus em locais cobertos;

· Proteger ralos sem tampa com telas finas;

· Encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda e lavá-los uma vez por semana.

Veja a reportagem de Elioenay Brasil

DOL CARAJÁS

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias