DOL Carajás
Cidades / Marabá
CAMPANHA

Vídeo: Ciclistas também precisam estar atentos às leis

DMTU em Marabá inicia campanha para evitar acidentes com ciclistas nas rodovias e avenidas

sábado, 18/09/2021, 18:00 - Atualizado em 18/09/2021, 18:00 - Autor: Ascom PMM


Segundo o CTB os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos
Segundo o CTB os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos | Reprodução PMM

Andar de bicicleta é bom para a saúde, para a fluidez do trânsito e muito melhor para o planeta, porém com a bicicleta sendo um veículo cada vez mais utilizado já não é mais tão difícil ouvir notícias e relatos de acidentes envolvendo ciclistas. Mesmo com todos os pontos favoráveis é preciso cuidado e atenção às leis de trânsito para que uma prática tão agradável não acabe numa tragédia.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é um veículo (de propulsão humana) e o ciclista, por este motivo, quando está pedalando, deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção.

Segundo o CTB os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Ainda de acordo com o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres.

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Marabá, DMTU, iniciou uma campanha de conscientização para que os ciclistas em Marabá também obedeçam e fiquem atentos ao Código de Trânsito Brasileiro. (Com informações Cristina Souza, Detran).

Orientações:

- Quando houver ciclovias, ciclofaixas ou acostamento devem ser utilizados, obrigatoriamente;

- A circulação de ciclistas na calçada só é permitida se houver sinalização específica autorizando;

- Cuidados especiais sob condições adversas, como: chuva, aclives, declives, tipos de pavimentos, cruzamentos, buracos, pontos cegos de visão, etc;

- Quando estiver em grupo, ande sempre em fila única;

- Use sempre capacete e óculos, para proteção da cabeça e olhos;

- Nunca pegue carona na traseira de ônibus e caminhões.

 

Andar de bicicleta é bom para a saúde, para a fluidez do trânsito e muito melhor para o planeta, porém com a bicicleta sendo um veículo cada vez mais utiliza... DOL CARAJÁS
 



Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS