plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
REFUGIADOS

Cada dia aumenta número de venezuelanos em Marabá. Vídeo

Antes da pandemia eram aproximadamente 30 pessoas, agora passam de 100

Imagem ilustrativa da notícia Cada dia aumenta número de venezuelanos em Marabá. Vídeo camera Venezuelanos sempre são vistos pelos semáforos da cidade | Reprodução / RBATV

Milhares de venezuelanos estão vindo para o Brasil motivados por uma crise socioeconômica e humanitária vivida naquele país, que enfrenta um caos político, econômico e institucional. O país vive instabilidades no governo desde 2013.

Em Marabá, sudeste paraense, a situação não é diferente. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social tem crescido o número de venezuelanos na cidade. Antes da pandemia eram aproximadamente 30 pessoas, agora passam de 100.

Eles estão em um abrigo que fica na Velha Marabá e em casas de aluguel social no bairro Laranjeiras. De acordo com a secretária municipal de assistência social, Nadjalúcia Oliveira, eles recebem suporte como cestas básicas, remédios e atendimentos psicológicos. “Essas famílias que resolveram ficar mais tempo a gente fez uma força-tarefa para tentar garantir políticas públicas na área da educação, da saúde e da assistência. O maior desafio é essa questão da mendicância, porque essa prática é muito forte neles”, afirma.

A secretária diz ainda que caso a população queira ajudar com roupas, materiais de higiene e emprego deve procurar a secretaria. “A gente incentiva fazer doações de materiais e não dá o dinheiro. Quem quiser também ajudar com emprego de serviços gerais, a gente tem um perfil desses que querem”, disse Nadjalúcia Oliveira.

Os venezuelanos sempre são vistos pelos semáforos da cidade. Um deles é Luiz Moia, de 50 anos. Ele está em Marabá com a esposa e três filhos e afirma que veio para a cidade pela falta de emprego e dinheiro.

Veja na reportagem de Elioenay Brasil

A cada dia aumenta o número de venezuelanos em Marabá. Assistência social do município diz que tem dado o apoio necessário, mas a situação está ficando cada ... DOL CARAJÁS

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias