Hoje em dia é quase impossível trafegar pelas ruas da cidade ou entrar em estabelecimentos comerciais sem ser notado pelas câmeras de segurança. Os equipamentos também estão nas rodovias que cortam Marabá, no sudeste paraense.
As câmeras “inteligentes” estão instaladas em pontos estratégicos da cidade e como possuem maior tecnologia e qualidade são capazes de coletar informações que resultam em prisões de procurados, apreensões de armas e recuperação de veículos roubados ou furtados.
“Essas câmeras estão sendo de uma utilidade perfeita. Nós já conseguimos encontrar veículos roubados, não só carro, como motos e caminhões que passam por Marabá”, informou o subcomandante do CPR II, tenente-coronel José Chaves.
SEGURANÇA PÚBLICA
O sistema de câmeras inteligentes faz parte do plano de segurança pública que busca unir a atuação policial com a inteligência artificial e dessa forma inibir a atuação de criminosos. Desde a implantação dos equipamentos em Marabá, o resultado tem sido positivo.
“Como ela é inteligente já repassa para nossas unidades para justamente fazer a abordagem com cautela e geralmente quando a denúncia é feita geralmente é verídica”, disse o oficial da PM, acrescentando que em muitos casos os veículos roubados são para fazer outros assaltos.
VEJA TAMBÉM:
Câmeras de monitoramento ajudam na prisão de foragido
Câmeras levam à prisão de homem acusado de homicídio
FUNCIONAMENTO
Os dados coletados pelas câmeras são cruzados com registros lançados no sistema. Somente neste mês de setembro o serviço de videomonitoramento ajudou a polícia a prender foragidos da justiça, a apreender armas e recuperar veículos roubados. “As câmeras estão ajudando demais os nossos policiais que estão nas ruas e está sendo muito bom mesmo”, disse o tenente-coronel José Chaves.
Veja a reportagem de James Oliveira
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar