A aplicação da terceira dose ou dose de reforço da vacina contra a Covid-19 foi iniciada nesta segunda-feira (27), em Marabá. A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses.
Nesta primeira etapa o público-alvo são os idosos a partir de 70 anos que devem receber a 3ª dose da vacina Coronavac ou Astrazeneca, a campanha segue até a o dia 1º de outubro, sexta-feira.
“É importante que o idoso e a família observem na caderneta de vacinação a data da última dose da vacina, seja ela Coronavac ou Astrazenica”, informou a enfermeira Mônica Borchart, Diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
A programação dos locais da vacinação vai contemplar todos os núcleos. Nesta segunda-feira, 27, acontece na Maçonaria do bairro Novo Horizonte, na terça-feira, 28, será no Sest/Senat, no São Félix, na quarta-feira, 29, será realizada no Mercado Municipal de Morada Nova, na quinta-feira, 30, a vacinação para este público acontece no Centro de Convenções Carajás, na Nova Marabá, e na sexta-feira, 1º, na Maçonaria da Marabá Pioneira.
O aposentado José Ribamar Ferreira de Souza, 70 anos, não perdeu tempo e logo cedo procurou a Maçonaria do Novo Horizonte para receber a dose de reforço contra a Covid-19. “Não devemos vacilar, tive que vir receber mais uma dose da vacina para que a gente possa se proteger mais ainda”, disse o aposentado.
As equipes da Secretaria de Saúde também atendem pelo sistema drive-thru, em que um vacinador vai até o veículo onde o idoso está, foi o que fez o comerciante José Fernandes, que recebeu a terceira dose da vacina dentro do carro do filho. “Eu recomendo que todos possam vir receber a vacina, é um momento importante para a nossa saúde, não devemos perder tempo”, disse.
1ª e 2ª doses
Nesta semana também será realizada a vacinação para todos os públicos, acima de 12 anos de idade, que ainda não receberam a primeira dose do imunizante. Neste caso, a pessoa deve procurar o Centro de Convenções na Nova Marabá, nesta terça-feira (28). Lembrando que grávidas e puérperas (mães com até 45 dias pós-parto) devem apresentar a prescrição médica.
Na quarta-feira (29), também no Centro de Convenções, tem chamada para a segunda dose da vacina para pessoas com a dose atrasada ou prevista para até o dia 29. As pessoas devem seguir aos locais de vacinação com documento oficial com foto, CPF, cartão SUS, caderneta de vacinação (para segunda dose), comprovante de residência e declaração de autorização preenchida.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar