Muitas pessoas desconhecem, mas diversos problemas de saúde começam pela boca. Alguns até podem afetar o coração e levar o paciente à morte. Por isso é importante desde a infância cuidar da higiene bucal e consultar o dentista regularmente. E, apesar da Política Nacional de Saúde Bucal ser considerada a maior política pública mundial na área, a maioria dos brasileiros ainda passa longe dos consultórios odontológicos.
Por isso, esta segunda-feira (25) é uma data voltada para a conscientização e a valorização dos cuidados com a boca, é o dia nacional da saúde bucal. “É uma data histórica, celebramos o dia do cirurgião-dentista, foi quando houve o lançamento dos primeiros cursos superiores voltados para o estudo da saúde bucal no Brasil. Não há dúvidas de que estes profissionais não tratam apenas de dentes ou da boca, mas sim do paciente em sua integralidade. E ter a consciência e a percepção diária de que sua missão é capaz de salvar vidas”, destaca Alessandra Amaral, coordenadora de Saúde Bucal da Secretária Estadual de Saúde do Pará (Sespa).
Em alusão à data, o Governo do Pará promove a “Semana da Odontologia”, no período de 26 a 28 de outubro em Marabá, no sudeste do estado. Na programação estão previstos o Encontro Anual Estadual de Saúde Bucal; uma visita ao Hospital Regional de Marabá, para acompanhar cirurgias de paciente com fissuras labiopalatais; um encontro com os coordenadores regionais de Saúde Bucal; e uma ação itinerante de saúde na Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira com entrega de cadeiras de rodas.
“Será uma agenda linda e inédita, ofertada na região Carajás, pelo Governo do Estado do Pará, através da Sespa, para esses profissionais que atuam com competência, profissionalismo e dedicação todos os dias nos 144 municípios, transformando os sorrisos e a vida dos paraenses”, enfatiza Alessandra.
Programação
Nos dias 26 e 27 de outubro, a Câmara Municipal de Marabá vai sediar o Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal na Região dos Carajás, que tem como público-alvo os profissionais das equipes de saúde bucal.
Já as ações para a população de Marabá serão realizadas nos dias 27 e 28 de outubro, das 8h às 13h, na E.E.E.M. Anísio Teixeira. Além de palestras educativas e distribuição de kits de higiene bucal, haverá ações de saúde, como testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e C e Covid-19; vacinação para HPV, H1N1 e Sarampo (Tríplice Viral); e consultas médicas com pediatra e ginecologista.
A saúde bucal faz parte do programa de cuidados e ações ofertados pelo Governo do Estado. Ao longo dos últimos três anos, várias políticas já foram implantadas, entre elas, a descentralização de atendimentos para pacientes pacientes fissurados. Agora, além da capital, as cidades de Marabá e Santarém também são referências.
Capacitações, encontros com coordenadores municipais e regionais, bem como a instalação de um consultório odontológico na URE Marcello Candia, em Marituba, são outras realidades implantadas pela Coordenação de Saúde Bucal.
A primeira Usina da Paz, recém entregue pelo Governo do Estado, também ganhou espaço para atendimento odontológico, assim como houve a implantação da odonto bebê clínica na Uremia e o acesso a serviços odontológicos para os indígenas Warao e população quilombola.
A parceria com o TerPaz é um diferencial a ser destacado, pois além de facilitar o acesso ao serviço, trabalha a educação e a prevenção juntamente com ações de cidadania. Somado a todo esses processos, o Estado foi contemplando com o lançamento na nova cartilha de saúde bucal, moderna, atualizada e acessível.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar