O Programa "Asfalto Por Todo o Pará" tem mudado a vida das pessoas para além da melhoria de ruas com pavimentação. Em Marabá, principal centro socioeconômico do sudeste estadual, as obras contemplaram 63 ruas, num total de 15 km de via no município. As obras na cidade representam um investimento superior a R$ 9,6 milhões.
Executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o programa beneficia sete municípios dos na região de Integração do Carajás. Até o final do ano, um volume de recursos superior a R$ 700 milhões será investido em mais de 500 quilômetros de drenagem e pavimentação asfáltica de vias urbanas.
À medida em que o programa avança, a vida das pessoas é transformada com mais infraestrutura, mobilidade urbana e segurança. Moradora da rua Pedro Fontenelle, no bairro Bom Planalto, em Marabá, Gracione Sousa Brito celebra as conquistas.
“Já tenho quatro anos morando aqui nessa rua e quando cheguei era terrível, muitos buracos. Quando chovia alagava tudo. As pessoas saíam das casas porque entrava água. Inclusive perdi muitos móveis porque alagava tudo. No ano passado arrumaram a estrutura aqui da rua. Ficou muito melhor, fizeram os bueiros. Temos tudo a comemorar, melhorou a rua, o acesso, ficou mais movimentada. Hoje em dia as pessoas podem montar seu próprio negócio na frente das suas casas porque não tem mais perigo. Eu acho que melhorou muito”, avalia a técnica de enfermagem.
Antônio Oliveira Silva, também conhecido por Diogo, vive na rua Dorgival Pinheiro. “Quando eu cheguei aqui há mais de um ano, aqui era só o barro. Tinha vezes que eu saía daqui empurrando a bicicleta por vários trechos. Agora já saio com ela pedalando, tenho um ponto novo de trabalho”, conta o vendedor de frutas.
Além de Diogo conseguir trabalhar melhor, com maior trafegabilidade e segurança, o programa permite a valorização dos imóveis. A casa de Diogo já passa por reforma adaptando a estrutura da via, que agora é mais limpa, sinalizada e com calçamento. (Dayane Baía , Secom)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar