Já está mais do que confirmado que a campanha de vacinação contra a Covid-19 tem sido um fator decisivo para a diminuição dos casos da doença em todo o Brasil. Em Marabá por mais de 30 dias, uma morte foi confirmada causada pela doença, bem distante dos números alarmantes do período alto de contaminação.
Por isso a campanha segue neste final de semana e pós feriado no município. Desta vez serão pelo menos dois locais para a imunização: o Partage Shopping e o Carajás Centro de Convenções.
O calendário de vacinação contra a covid-19 continua no sábado, 30 de outubro, e segunda-feira, 1º de novembro, no Partage Shopping, das 10 às 17 horas com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses dos imunizantes. E depois do feriado retorna nos dias 03, 04 e 05 de novembro, no Carajás Centro de Convenções, das 8 às 17 horas, também com todas as doses disponíveis.
Tomam a 1ª dose todas as pessoas acima dos 12 anos, incluindo todos os grupos já chamados na campanha, entre eles as grávidas e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), lembrando que esse grupo precisa de prescrição médica para vacinar.
Pessoas com a 2ª dose atrasada ou marcada para esses dias da campanha devem se dirigir aos locais de vacinação. Vale ressaltar que pessoas que tenham oito semanas da 1ª dose do imunizante Pfizer podem antecipar a 2ª dose.
Veja também!
Conta de luz: 3 mil famílias aptas a ter desconto em Marabá
Polícia prende africanos que prometiam multiplicar dinheiro
Detran coloca em operação 96 radares para fiscalização
Já a terceira dose é destinada a idosos e profissionais de saúde com intervalo de 06 meses da segunda dose, bem como pessoas imunossuprimidas desde que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, 28 dias. Para ser vacinado, é necessário apresentar cartão SUS, cartão de vacinação, documento de identidade, declaração preenchida, cujo modelo você pode baixar aqui.
São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte.
Dia D da Multivacinação
Amanhã, sábado, dia 30, será o D Dia D da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Ação visa a atualização da caderneta de vacinação para crianças e adolescentes, recém-nascidas até 15 anos incompletos.
De acordo com o Programa Nacional de Imunização as vacinas disponíveis são: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pneumocócica 10 Valente, Vacina Inativada Poliomielite, Vacina Rotavírus Humano, Meningocócica C, Vacina Oral Poliomielite, Febre Amarela (Primeira Dose de reforço), Tríplice Viral (1 dose), Tetra Viral, Hepatite A, DTP (Tríplice bacteriana), Varicela, HPV Quadrivalente, HPV, dT (Dupla Adulto), Vacina Febre Amarela (Dose única), Tríplice Viral (Duas doses), Hepatite B (Três doses), dTpa (gestantes adolescentes a partir da 20ª semana de gestação ou puerpério) e Meningocócica ACWY.
No sábado também será feito o atendimento para as pessoas com a primeira dose da vacina contra Covid-19, a partir de 12 anos de idade, bem como a aplicação da vacina contra a influenza.
Confira abaixo os locais de vacinação para a campanha do Dia D:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar