DOL Carajás
Cidades / Marabá
PARALISAÇÃO

Greve de pilotos pode afetar voos no aeroporto de Marabá 

O alerta é do Sindicato Nacional dos Aeronautas para todos os aeroportos do Brasil por conta da demanda de voos das férias escolares e festas de final de ano

quinta-feira, 25/11/2021, 15:04 - Atualizado em 26/11/2021, 10:22 - Autor: Michel Garcia


Marabá recebe diariamente cinco voos que podem ser afetados se houver aumento da demanda das festas do final de ano
Marabá recebe diariamente cinco voos que podem ser afetados se houver aumento da demanda das festas do final de ano | Michel Garcia

 

Marabá recebe diariamente cinco voos que podem ser afetados se houver aumento da demanda das festas do final de ano
Marabá recebe diariamente cinco voos que podem ser afetados se houver aumento da demanda das festas do final de ano | Michel Garcia
 

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou que a decisão pela paralisação é em consequência da "intransigência das companhias aéreas nas negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”.

Desta vez, pilotos e comissários de voo entrarão em greve a partir da 0h da próxima segunda-feira (29), por tempo indeterminado, em todo o país, conforme decidido em assembleia realizada nesta quarta-feira (24). 

Em nota, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou que a decisão pela paralisação é em consequência da "intransigência das companhias aéreas nas negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”.

“Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação de 50% dos tripulantes por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço. A categoria reivindica unicamente reajuste salarial que contemple a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos — INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor] do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021”, disse nota do SNA.

Veja também:

Fechamento do aeroporto de Marabá gera reclamações

Aeroporto de Tucuruí começa a receber voos de Belém

Em Marabá há a expectativa de que os voos que acontecem diariamente não sejam afetados pela paralisação. Entretanto apesar da medida, a eventual paralisação pode prejudicar os voos de fim de ano, cuja demanda aumenta por causa das férias escolares e do período de festas.

 

O Aeroporto de Marabá movimenta, anualmente, uma média de 461.300 passageiros, 15.954 voos e 2.148.650 kg de carga aérea
O Aeroporto de Marabá movimenta, anualmente, uma média de 461.300 passageiros, 15.954 voos e 2.148.650 kg de carga aérea | Michel Garcia
 

No aeroporto João Correa da Rocha, são recebidos diariamente dois voos da Azul (Belo Horizonte e Belém), dois da Latam (Brasília) e um da Gol (também para Brasília). A movimentação maior do aeroporto é a partir do meio dia indo até as 18h. Na madrugada há ainda a movimentação de chegada de um voo por volta de 2h45.

Recentemente a empresa Azul anunciou a programação de voos para Tucuruí e também Paragominas com aviões menores. Estes também devem aderir a paralisação com 50% dos funcionários operando.

Os voos da Azul partindo de Belém com destino a Paragominas e Tucuruí, ambas no sudeste do Pará, pousaram pela primeira vez nos dois municípios nesta terça-feira (23). As operações inaugurais contaram com as presenças de autoridades locais de ambas as cidades e de executivos da Azul e dão continuidade aos planos da companhia de ampliar sua malha regional no Norte do país e oferecer maior conectividade aos seus Clientes.

AEROPORTO

Consolidado como a principal porta de entrada das Regiões Sul e Sudeste do estado, o Aeroporto de Marabá realiza importante papel na integração regional e nacional. Às margens da rodovia Transamazônica, o aeroporto liga a região às capitais brasileiras e às principais cidades do estado.

O Aeroporto de Marabá movimenta, anualmente, uma média de 461.300 passageiros, 15.954 voos e 2.148.650 kg de carga aérea. Somadas as empresas que operam o sistema aeroportuário, os funcionários representam uma população fixa de 343 pessoas.


Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS