De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marabá encontra-se na zona laranja de alerta de eventos meteorológicos, que significa situação meteorológica perigosa. Atualmente, o município oscila entre as duas zonas, amarela e laranja.
Nesta segunda-feira (13) o Inmet divulgou um alerta informando que haverá chuva entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, que de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Na plataforma ClimaTempo, nesta segunda-feira, 13, a previsão é que o município registre mais de 95% de umidade de ar e 15 milímetros de chuvas, o que significa 15 litros de água por metro quadrado. Haverá chuva rápida durante a tarde e à noite.
Para os próximos dias, Marabá continuará recebendo chuvas. Nesta semana, a previsão é de períodos nublados com chuva a qualquer hora e 25 milímetros de chuva.
Até a próxima sexta-feira, 17, a probabilidade de chuvas no município gira em torno de 80% e 90% com dias onde a chuva acontece de forma rápida em momentos isolados e dias onde ocorrem pancadas. Em relação à quantidade, segundo a Clima Tempo nos próximos dias são esperados entre 15 e 32 milímetros.
Veja também:
Dezembro será de muita chuva para a região de Carajás
Marabá amanhece debaixo de chuva torrencial e ruas alagadas
Atoleiro tira a paz de condutores na Estrada do Rio Preto
Atenta a essas informações, a prefeitura de Marabá começou a fazer uma força-tarefa para limpar os canais, grotas, bueiros e galerias da cidade.
Nos últimos dias, equipes da Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) e Código de Postura do Município intensificaram as ações de limpeza de esgotos e bueiros visando atenuar os impactos das chuvas na rede de drenagem de Marabá.
Só nesta quarta-feira, as equipes retiraram mais de uma tonelada de lixo e entulho de bueiros em diversos pontos da cidade. Cerca de 100 agentes estão atuando nas frentes de limpeza.
É recomendado que a população procure a Defesa Civil do município para mais informações quanto aos cuidados que devem ser tomados durante esse período de chuvas. (Com informações de Ascom Marabá)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar