plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TRANSPORTE COLETIVO

Cidade do sudeste paraense renova frota com 30 novos ônibus

Após diversas situações envolvendo problemas com o transporte coletivo, Marabá finalmente anuncia a renovação da frota. Dos 30 carros, 8 terão ar condicionado

Imagem ilustrativa da notícia Cidade do sudeste paraense renova frota com 30 novos ônibus camera Os novos ônibus são da empresa Integração que presta atualmente o serviço de transporte público no município | Divulgação

O capítulo da novela transporte coletivo em Marabá começa a receber um final feliz. A prefeitura anunciou na tarde desta segunda-feira (3) que uma nova frota chegará ainda neste mês de janeiro de 2022 ao município começando a operar nas ruas da cidade.

A partir de janeiro, o município de Marabá contará com uma frota de 30 ônibus. A ordem de serviço da empresa de transporte coletivo inclui oito ônibus novos equipados com ar condicionado para melhor atender os usuários. Os ônibus são da empresa Integração que presta atualmente o serviço de transporte público no município.

Entre as novidades, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), que abrange o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), firmou parcerias para garantir transporte público aos alunos nas rotas universitárias.

Além disso, rotas com maior percurso como Morada Nova e São Félix receberão reforço, ampliando a mobilidade dos moradores dessas regiões do município.

“Eu sempre falo que o transporte público municipal deve ter toda a nossa atenção e ajuda. É o único modal que faz o transporte social de pessoas como idosos, cadeirantes e estudantes. Também é um transporte de massa que diminui a poluição ao evitar a superlotação de veículos na via”, ressalta o titular da SMSI, Jair Guimarães.

Em fevereiro de 2020, as empresas Nasson Tur e TCM suspenderem os serviços unilateralmente em Marabá
📷 Em fevereiro de 2020, as empresas Nasson Tur e TCM suspenderem os serviços unilateralmente em Marabá |Reprodução

Na visão do secretário, com a conclusão do terminal de integração rotas mais rápidas e efetivas atenderão à população, proporcionado a prestação de um serviço melhor.

BREVE RESUMO

Em fevereiro de 2020, após as empresas que operavam o transporte municipal em Marabá Nasson Tur e TCM suspenderem os serviços unilateralmente, a prefeitura contratou a Integração Serviços emergencialmente por 30 dias. As duas empresas deveriam continuar atuando por 90 dias até que a Prefeitura finalizasse a contratação de nova empresa. Relembre: Após população ficar sem transporte coletivo, Prefeitura de Marabá contrata empresa de ônibus em caráter emergencial

“O contrato celebrado entre a empresa de transporte Integração Serviços e a Prefeitura de Marabá prevê que 10% da frota, obrigatoriamente, deve ter ar condicionado. O contrato tem validade por 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30, ou até o encerramento do processo licitatório para contratação de empresa definitiva, que está em andamento”, informou a Prefeitura, em nota.

Veja também!

Defesa Civil começa a fazer mudança de famílias para abrigos

Eletronorte antecipa a abertura do vertedouro em Tucuruí

O empresário Clésio Siqueira, proprietário da empresa de transporte, afirmou à época que todos os itens do contrato com a Prefeitura seriam cumpridos para atender toda a população da melhor forma possível.

“No contrato emergencial ficou para atender com 60 veículos. Vamos iniciar com 40 e durante a semana vamos chegar aos 60. Vão ser mantidas as rotas e em relação ao terminal não vamos poder utilizar pois é da empresa anterior, e vamos absorver também grande parte da mão de obra da empresa anterior”, explicou Siqueira, em nota.

De acordo com o secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães, o contrato é temporário para que a população não venha a ser prejudicada com a falta de transporte coletivo.

Jair Guimarães, chefe da pasta Secretaria de Segurança Institucional em Marabá
📷 Jair Guimarães, chefe da pasta Secretaria de Segurança Institucional em Marabá |Divulgação

“Foi uma semana de tratativa com a empresa, nós conseguimos esse contrato com essa empresa de Anápolis. Chegaram 40 ônibus sendo 6 com ar condicionado e todos os veículos adaptados para cadeirantes. São ônibus melhores e com certeza vai dar tudo certo”, disse Jair Guimarães.

Entretanto, chegou a pandemia e a situação mudou completamente. Os números dos carros rodando na cidade caíram completamente.

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e do Conselho Municipal de Transportes declarou em junho de 2021 que a partir do mês de agosto a situação do transporte coletivo no município deveria retornar à sua normalidade, inclusive com ônibus novos. Chegamos em 2022, e finalmente obteve-se uma resposta sobre o assunto. (Com informações de Ascom Marabá)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias