plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA!

Semas prevê nova elevação no nível do rio Tocantins

Chuvas frequentes e volumosas favorecem tendência de aumento acima de 10 metros nos próximos sete dias

Imagem ilustrativa da notícia Semas prevê nova elevação no nível do rio Tocantins camera O boletim climatológico, divulgado pela secretaria no início do mês, chama atenção sobre o volume de chuvas acima do esperado para janeiro | Agência Pará

A rapidez com que o nível do rio Tocantins subiu nos últimos dias pegou a todos, moradores e autoridades, de surpresa. O volume das águas não tinha sido visto assim há mais de 8 anos.

O nível do rio Tocantins nesta sexta-feira (7) na região do município de Marabá, sudeste do estado, é de 11,5 metros e deve continuar acima de 10 metros nos próximos sete dias, devido à influência de chuvas frequentes e volumosas previstas para a área. Esse é o panorama de tendência divulgado pelo Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

As chuvas intensas, principalmente nas regiões sul e sudeste paraense, serão ocasionadas pelo grande fluxo de umidade causado pela zona de convergência do Atlântico Sul aliado com a chegada da zona de convergência intertropical. A expectativa é que ocorra o volume de chuvas acima de 100 mm nos próximos sete dias.

Veja também!

Fortes chuvas provocam deslizamento no Projeto Salobo

Governo distribuirá 2,5 mil kits às famílias atingidas

Agência Nacional de Águas reúne para discutir cheia do Rio

Saulo Carvalho, coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, explica que a tendência é que o rio Tocantins mantenha o nível elevado. “Todas as chuvas que vão cair nas bacias e cabeceiras dos rios Araguaia e Tocantins, que abrangem os estados do Pará, Maranhão, Goiás, Tocantis e Mato Grosso, vão influenciar a subida dos níveis do rio Tocantins, em Marabá”, alerta o coordenador.

O nível do rio Tocantins deve continuar acima de 10 metros nos próximos sete dias
📷 O nível do rio Tocantins deve continuar acima de 10 metros nos próximos sete dias |Naldinho Fontenele via Drone

O boletim climatológico, divulgado pela secretaria no início do mês, chama atenção sobre o volume de chuvas acima do esperado para janeiro em grande parte do território paraense. Para a região de Marabá, na porção norte do sudeste do estado, a previsão é de 300 a 400 mm nesse primeiro mês do ano.

O município de Marabá decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas e elevação do nível do rio Tocantins que atingem a região. De acordo com o boletim da Defesa Civil do município, 565 famílias já foram atendidas.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias