plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PREOCUPANTE

Cheia dos rios desabriga 700 famílias em Marabá  

A expectativa é que ocorra o volume de chuvas acima de 100 mm nos próximos dias.

Imagem ilustrativa da notícia Cheia dos rios desabriga 700 famílias em Marabá   camera Centenas de famílias estão tendo que deixar as suas casas por conta das cheias do rio | Naldinho Fontenele / RBA

A cada dia aumenta o número de famílias afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas, em Marabá, no sudeste do estado. Já são mais de 700 famílias desabrigadas no município.

Na manhã deste domingo (9), o Tocantins estava marcando 11,73 acima do normal. As famílias estão alojadas em 10 abrigos oficiais e outros três montados pelos próprios desabrigados.

Abrigo da Folha 32, na Nova Marabá
📷 Abrigo da Folha 32, na Nova Marabá |James Oliveira / RBATV

SAÚDE

Uma ação de saúde está ocorrendo neste domingo para as famílias que estão no abrigo Paulo Marabá, na Marabá Pioneira. São oferecidos os mesmos serviços disponibilizados nos postos de saúde.

Famílias estão recebendo atendimento de saúde
📷 Famílias estão recebendo atendimento de saúde |James Oliveira / RBATV

“Esperamos atender o dia inteiro com vacina da Covid-19 e Influenza. Também estamos com um médico, enfermeira, medicação, aferição de pressão arterial e glicemia”, explicou a enfermeira Cynthia Pombo, da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá.

A dona de casa Weslaine Borges dos Santos aproveitou a oportunidade para consultar os três filhos que estão gripados. “Tá todo mundo doente com essa virose, por isso, tive que trazer meus filhos. Graças a Deus que tem esse atendimento, porque tem muita gente doente também no abrigo”, disse a mulher.

Os atendimentos de saúde foram realizados no sábado (8), em outros dois abrigos, na Borges Informática e na Rua 5 de Abril, também na Marabá Pioneira. A ação continuará ao longo da semana.

AJUDA HUMANITÁRIA

Representantes dos órgãos de Segurança Pública do Pará se reuniram na sexta-feira (7) para detalhar estratégias de atendimento e distribuição de 2,5 mil kits de ajuda humanitária às famílias atingidas pelas enchentes dos rios Tocantins e Itacaiúnas, na região Sudeste.

Rua tomada pela água dos rios em Marabá
📷 Rua tomada pela água dos rios em Marabá |James Oliveira / RBATV

CHUVA

A panorâmica de tendência divulgada pelo Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), é de chuva para esses próximos dias.

VEJA TAMBÉM:

Primeiras famílias começam a ser remanejadas em Tucuruí

Cheia do rio já chegou ao centro do bairro Santa Rosa
As chuvas intensas, principalmente nas regiões sul e sudeste paraense, serão ocasionadas pelo grande fluxo de umidade causado pela zona de convergência do Atlântico Sul aliado com a chegada da zona de convergência intertropical. A expectativa é que ocorra o volume de chuvas acima de 100 mm nos próximos dias.

EMERGÊNCIA

O município de Marabá decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas e elevação do nível do rio Tocantins que atingem a região.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias