DOL Carajás
Cidades / Marabá
COVID-19

Marabá receberá 2.100 doses para vacinar crianças 

O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações

sexta-feira, 14/01/2022, 15:50 - Atualizado em 15/01/2022, 08:35 - Autor: Com informações Agência Pará


O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos.
O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. | Agência Brasil

Chegaram ao Pará, na manhã desta sexta-feira (14), as primeiras vacinas contra Covid-19 destinadas a crianças de 5 a 11 anos residentes no estado. Enviada pelo Ministério de Saúde, a remessa com 62.300 doses pediátricas do imunizante da Pfizer foi descarregada no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, em Belém. 

A distribuição dessa remessa para os Centros Regionais de Saúde será feita em até 48 horas por via terrestre, aérea e fluvial, mediante logística organizada pela Sespa, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Grupo Aéreo de Segurança Pública (Graesp). 

 

Vacinas chegaram ao estado na manhã desta sexta-feira (14)
Vacinas chegaram ao estado na manhã desta sexta-feira (14) | Pedro Guerreiro / Ag.Para
 

Dos Centros Regionais de Saúde, a distribuição das doses aos municípios segue de acordo com o quantitativo populacional de crianças em cada território. No Pará, 1.021.778 crianças de 5 a 11 anos estão aptas a serem vacinadas contra a Covid-19. 

Segundo as orientações da Divisão de Imunizações da Sespa, os municípios são os responsáveis pela dinâmica de aplicação das doses, que estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. 

A distribuição do imunizante segue o planejamento logístico, que obedece a critérios de demanda populacional, Belém receberá 12.500 doses, Ananindeua 3.280 doses, Santarém 2410 doses, Marabá 2100 doses e Altamira 670 doses. A expectativa é que as doses comecem a ser enviadas a partir deste sábado (15).

Programa Nacional de Imunizações

Os imunizantes pediátricos estão incluídos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a recomendação principal é a de que a criança deve ir aos postos de vacinação acompanhada dos pais ou responsáveis ou levar uma autorização por escrito. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. Os que completarem 12 anos de idade no intervalo entre as doses, podem prosseguir com o fluxo de aplicação da segunda dose normalmente. 

O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml – o equivalente a 10 microgramas. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

Veja Também:

Vídeo: Estado pagará um salário mínimo a famílias em Marabá

Criança de 9 anos morre ao se enforcar em rede

Entre as demais recomendações às secretarias de Saúde dos municípios, é que a vacinação de crianças seja realizada em ambiente específico e separada da vacinação de adultos, em ambiente acolhedor e seguro. As Unidades Básicas de Saúde também devem evitar que a vacina contra a Covid-19 não seja administrada junto com outras vacinas do calendário infantil, sendo pra que isso seja cumprido um intervalo de 15 dias. Não é recomendável, ainda, que a vacinação a crianças seja montada em postos na modalidade drive thru. 

O secretário de Saúde do Pará em exercício, Ariel Sampaio, destacou a importância do início da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. “A vacinação de crianças é uma medida essencial, sobretudo nessa época em que elas estão retornando às aulas. As aplicações contribuirão para minimizar o agravamento da doença e para a redução da circulação do vírus. A expectativa é que os municípios vacinem o maior número possível de crianças”, destacou.


Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS