plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ENCHENTE

Governador Helder chega a Marabá para acompanhar ações 

Município sofre com a cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas

Imagem ilustrativa da notícia Governador Helder chega a Marabá para acompanhar ações  camera Helder visitou abrigos no início da tarde de hoje | Reprodução

O governador do estado Helder Barbalho chegou no final da manhã desta quarta-feira (19) em Marabá, sudeste do estado, para acompanhar a situação da cheia no município.

Ele esteve visitando abrigos, onde as famílias afetadas pelas cheias dos rios estão alojadas. As enchentes já atingiram 3.618 famílias– 688 desabrigadas, 2.030 desalojadas, 435 ilhadas e 465 ribeirinhos.

Nesta quarta-feira (19), o rio Tocantins estava com 13,09 metros, o que representa um aumento de cinco centímetros nas últimas 24 horas.

Projeto TerPaz

O Governo do Estado enviou ao município duas carretas do Projeto “TerPaz, Formação Profissional”, adaptadas para que equipes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Polícia Civil e Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) realizem os trabalhos.

Os atendimentos começaram nesta quarta-feira (19), no Carajás Centro de Convenções, na Nova Marabá, onde estão ocorrendo atendimentos médicos, testes para detecção de Covid-19 e emissão de documentos.

Governador Helder chega a Marabá para acompanhar ações 
📷 |James Oliveira / RBATV

Um dos beneficiados com a ação foi o desempregado Rildo Soares, de 31 anos, que foi tirar os documentos pessoais. “Eu vim aqui hoje tirar a identidade, meu título de eleitor, carteira de trabalho, porque tudo se perdeu por causa da água”, disse o homem, agradecendo a ação do estado.

Rildo Soares mora na Folha 01 e teve a casa invadida pela água do rio Tocantins
📷 Rildo Soares mora na Folha 01 e teve a casa invadida pela água do rio Tocantins |James Oliveira / RBATV

A dona de casa Eronildes Gomes Bezerra, 44 anos, está no abrigo da Folha 32, na Nova Marabá, e também estava no Carajás Centro de Convenções para conseguir a segunda via da carteira de identidade. “Eu vim tirar a minha identidade, porque ela caiu na água e molhou a minha foto, que ficou toda embasada”, disse, afirmando também que iria se consultar com o médico, pois está muito gripada.

Eronildes Gomes foi tirar a segunda via da Identidade e também se consultar com médicos
📷 Eronildes Gomes foi tirar a segunda via da Identidade e também se consultar com médicos |James Oliveira/ RBATV

Serviços

Vários serviços estão sendo oferecidos nas especialidades Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia, além de vacinas (contra Covid-19 e a tríplice viral) e exames (testes rápidos de Covid-19, sífilis, hepatite B e C e HIV). Também serão entregues 1000 frascos de álcool em gel e máscaras descartáveis para a população.

Veja também:

Bombeiros ajudam no resgate de animais na enchente de Marabá

Defesa Civil Estadual realiza triagem em abrigos

Benefício de um salário mínimo começa a ser pago a famílias

Na área de cidadania serão emitidos registros gerais (carteira de identidade), totalizando 5 mil documentos ao longo de toda a ação, que contará com uma equipe de mais de 40 servidores, da Sespa e Polícia Civil. “Nesses desastres, muitas pessoas perdem documentos e bens materiais. Com os servidores do setor de identificação, esse serviço será agilizado, desde o auxílio ao cadastro até a emissão da identidade, para que, de posse desse documento, elas possam ter acesso a outros benefícios do Estado nesse momento delicado”, disse Walter Resende, delegado-geral de Polícia Civil.

Agenda

Na quinta-feira (20), na Escola Plínio Pinheiro, que será um ponto fixo, e na Praça da Folha 33, na Velha Marabá. Na sexta-feira (21) e no sábado (22), a população deve se dirigir ao Núcleo de Educação da Nova Marabá e ao Novo Horizonte. Já no domingo (23), os serviços estarão disponíveis na Escola Nossa Senhora de Fátima, em São Félix.

Várias funções

“As carretas são ferramentas que foram feitas para se adaptarem a várias situações, não apenas para oferecer cursos profissionalizantes. É um mecanismo que possui diversas funções e pode se adaptar a determinadas situações. Nesse momento, uma das carretas foi adaptada e servirá para levar atendimento médico para a população de Marabá, vítima dessas enchentes”, informou Haelton Costa, diretor do Projeto “TerPaz, Formação Profissional”, da Seac.

As enchentes já atingiram 3.618 famílias em Marabá – 688 desabrigadas, 2.030 desalojadas, 435 ilhadas e 465 ribeirinhos. Desde o último domingo (16), técnicos da Defesa Civil do Estado cadastram as famílias para que possam receber o auxílio do Programa "Recomeçar", oferecido em caráter emergencial pelo Governo do Pará. As famílias em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas com o valor de um salário mínimo vigente em 2022 (R$ 1.212,00) para que possam utilizar neste momento crítico.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias