plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COVID-19

Procura por vacina para crianças foi pouca durante a semana

O calendário da vacinação de crianças no município abriu na última quinta-feira (20), foram disponibilizadas ao município 2.100 doses para vacinar esse público prioritário

Imagem ilustrativa da notícia Procura por vacina para crianças foi pouca durante a semana camera Esta primeira fase contempla somente crianças com comorbidades e deficiência permanente | Reprodução

A vacinação de crianças, entre 5 e 11 anos, contra a Covid-19 está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8 às 17 h e no Partage Shopping, de 10 às 17 h, de segunda a sexta-feira. A estimativa da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) é que o município tenha 35.390 crianças nessa faixa etária.

Entretanto a procura pelo imunizante foi mínima durante essa primeira semana. Em alguns postos de saúde praticamente nenhuma criança chegou a ser vacinada. Nessa próxima semana a campanha deve ser intensificada a fim de incentivar os pais a levarem as crianças para se vacinar.

Esta primeira fase contempla somente crianças com comorbidades e deficiência permanente. A documentação necessária para crianças com comorbidades e deficiência permanente é documento original com foto, cartão SUS, laudo que comprove a deficiência e declaração do responsável. A criança deve comparecer ao local de imunização acompanhada de pai/mãe ou responsável.

O calendário da vacinação de crianças no município abriu na última quinta-feira (20), foram disponibilizadas ao município 2.100 doses para vacinar esse público prioritário.

“A demanda de crianças com comorbidades e deficiência permanente nesta faixa etária no município tem sido pouca, a nossa expectativa é aumentar a demanda quando abrir a vacina para crianças sem comorbidades, pra isso, estamos só aguardando a posição da Sespa para divulgação”, enfatizou o coordenador.

Por enquanto, para não perder doses da vacina, algumas UBS estão fazendo atendimento com agendamento, é o caso da UBS Laranjeiras, como explica Fábio Oliveira, gerente da unidade.

Veja também!

Vídeo: Policiais agem rápido e salvam criança de asfixia

Nível do rio Tocantins baixa drasticamente neste domingo

Mais 8 mil cestas de alimentos devem chegar aos desabrigados

“Aqui o pai ou responsável vem e deixa o telefone pra contato. Porque são 10 doses que vem em cada frasco, e se abrirmos para vacinar uma criança e não vier o restante, as outras nove, perdemos a vacina. Então juntamos 10 crianças e informamos aos pais a data pra fazermos as doses”, esclarece o gerente.

Conheça as doenças que são classificadas com comorbidades contra COVID-19:

* Diabetes Mellitus, hipertensão arterial resistente (HAR), Hipertenso arterial estágio 3, hipertensão arterial 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e / ou comorbidade, pneumopatiagrave crônica (ex: asma, doença pulomnar obstrutiva crônica- DPOC), transtorno do espectro do autismo (TEA), doenças da aorta (ex: aneurisma da aorta, arterites da aorta, ateromstose da aorta, dissecção de aorta), insuficiência cardíaca- IC, cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar, cardiopatias congênita no adulto, cardiopatia hipertensivas, síndrome coronarianas crônicas, valvupatias, miocardipatias com importância clínica, arrtimias cardíacas com importância clínica, pessoas com próteses valvares e dispositivos cardíacos implatados, doença cerebrovascular (ex: derrame), doença renal crônica, estágio 3 ou mais e/ ou síndrome nefrótica, imunossuprimidos (transplantados, HIV, doenças reumáticas (ex: lúpus, artrite reumatoide, pacientes tratando câncer que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses, neoplasias hematológicas), anemia falciforme, obesidade mórbida (Imc>= 40), síndrome de Down e cirrose hepática.

A campanha de vacinação contra COVID-19 para jovens e adultos continua nos postos de saúde e Partage Shopping, 1ª e 2ª doses e para maiores de 18 anos dose de reforço.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias