plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CHEIA EM MARABÁ

Famílias devem aguardar comunicado para voltar pra casa

Apesar de o nível do rio Tocantins estar baixando, Defesa Civil recomenda famílias a não voltarem para casa até segunda ordem

Imagem ilustrativa da notícia Famílias devem aguardar comunicado para voltar pra casa camera Nas ruas que foram alagadas, as equipes de limpeza do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) continuam o trabalho de retirada de entulhos das vias | Divulgação

A régua fluviométrica que mede o nível do Rio Tocantins, na manhã desta terça-feira (1º), está em 10,53 metros, uma baixa de 2,57 metros nos últimos dez dias e todas as ruas da Marabá Pioneira já encontram-se fora d’água. Porém, a Defesa Civil do município continua em alerta.

De acordo com Jairo Milhomem da Defesa Civil, há a possibilidade de um novo repique, que é a subida no nível do rio uma segunda vez, o que pode alagar novamente as áreas. “Estamos ainda no período das cheias, nada acabou. Está chovendo muito nas cabeceiras do rio então a orientação é que as pessoas não retornem ainda para suas residências e aguardem um comunicado oficial para que se faça um retorno seguro”, informou Jairo Milhomem.

A Defesa Civil municipal informou também que toda infraestrutura foi montada nos abrigos para o atendimento às famílias como energia e água. A prefeitura, através da Secretaria de Obras, construiu 21 abrigos em todos os núcleos da cidade e mais de 950 famílias estão nos abrigos públicos.

Veja também!

Novo ensino médio começa a ser implementado este ano

Parauapebas é o segundo maior gerador de empregos do Pará

Famílias fora de abrigos devem esperar convocação oficial

A enchente deste ano chegou a 13,10 metros acima do que a Defesa Civil considera como o leito normal do rio, atingindo mais de trinta bairros e desabrigando e desalojando mais de 6 mil famílias. Muitas famílias ficaram ilhadas morando no piso superior das casas.

Nos abrigos a Defesa Civil realiza a distribuição de cestas básicas e outros atendimentos assim como a secretaria de assistência social e secretaria de saúde com ações de atendimento médico e de enfermagem, distribuição de medicamentos com prescrição médica e atendimento psicológico.

Nas ruas que foram alagadas, as equipes de limpeza do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) continuam o trabalho de retirada de entulhos das vias. São mais de 100 pessoas envolvidas neste trabalho e também máquinas, como caçambas e tratores.

“Estamos com equipes em todos os bairros onde alagou para fazer a retirada do entulho e fazendo um mutirão de limpeza na semana passada o tempo ajudou e adiantamos muito o trabalho e essa semana pretendemos finalizar”, informou Odilon Cerqueira, Chefe da Limpeza Pública Urbana do SSAM.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias