As sinalizações verticais e horizontais de trânsito são muito importantes para organizar a fluidez de veículos e pedestres, principalmente evitando-se acidentes. Entretanto, a ausência delas em um trânsito intenso pode resultar em graves acidentes.
Mais uma vez o semáforo do cruzamento da Folha 33 com a rodovia BR-230 (Transamazônica) na Nova Marabá, em Marabá no sudeste paraense, amanheceu este sábado (5) desligado. Não é a primeira vez que o semáforo passa por problemas. A última vez foi no dia 27 de dezembro de 2021.
O problema é mais sério ainda, porque neste determinado cruzamento já aconteceram diversos acidentes, muitos deles graves, com mortes por conta da falta de respeito à sinalização e aos limites de velocidade. Esse cruzamento é conhecido em Marabá como "semáforo da morte", por conta desse histórico triste.
Por volta de 12h30 deste sábado um flagrante de acidente foi registrado. Um veículo Montana preta de placa NSH-3204 não respeitou a parada das motos que vinham à sua frente, e acabou pegando uma senhora.
Veja o vídeo abaixo!
A equipe de reportagem entrou em contato com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Marabá. Apesar da rodovia BR-230 ser federal, uma parceria com o DNIT viabilizou a implantação do semáforo no cruzamento da Folha 33.
De acordo com o diretor da entidade, Jocenilson Silva Souza, uma equipe já esteve na manhã deste sábado avaliando a situação e foi constatado que houve um vandalismo com furto de cabos, fusíveis, relés e outros itens eletrônicos que controlam o semáforo.
"Infelizmente, não é a primeira vez que isso acontece e vândalos furtaram boa parte dos equipamentos que controlam esse semáforo", contou Jocenilson. "Nossa equipe já constatou os danos e na segunda-feira (7) iremos proceder junto à Polícia Civil um inquérito para investigar essa situação", declarou.
Veja também!
Reunião define estratégias para Derrocamento do Pedral
Marabá terá mutirão de vacinação em crianças no shopping
Desabrigados bloqueiam as duas vias da Transamazônica
Ele ainda alertou ainda que não apenas a população sofre com a falta da sinalização mas o próprio erário municipal, pois alguns equipamentos para reposição não são encontrados em Marabá e muitas vezes é preciso fazer um pedido para fora do estado. "Não só a sociedade fica lesada, mas a gestão tanto do DMTU quando a própria prefeitura, é dinheiro público, feito em um investimento tão caro, e vem um vândalo e faz isso", reclama. "Não é um trabalho fácil de resolver, talvez leva mais de um dia, foram levados até mesmo cabos subterrâneos", informou.
Por conta disso ele pede à população que se alguém flagrar novamente algum furto, roubo ou vandalismo no semáforo ou nas caixas de controle, entrar em contato via Disque Denúncia para contar a situação.
Para denunciar no Disque Denuncia do Sudeste do Pará a população pode usar o Whatsapp pelos fones (94) 98198-3350 exclusivo para mensagens, o APP próprio que pode ser baixado no celular e o telefone fixo (94) 3312-3350. (Com informações de Edinaldo Sousa)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar