Prevista em lei, Comissão de Ética de Enfermagem foi instituída conforme resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com o objetivo de garantir a conduta ética dos profissionais, zelar pelo exercício da profissão, combater ilegalidades, além da função educativa e de promoção do código de ética no ambiente hospitalar.
Em meio ao aumento da demanda hospitalar em todo o Brasil, principalmente por conta da pandemia da Covid-19 e dos problemas de saúde que tem aumentado no país, é preciso verificar se os procedimentos hospitalares estão sendo executados com todo o profissionalismo e humanização necessários.
Por isso o Hospital Regional de Marabá Dr. Geraldo Veloso instituiu a sua comissão de ética. Os integrantes da nova Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Regional tomaram posse na tarde desta terça-feira (8), em Marabá.
A solenidade contou com a presença da representante do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), Ana Gabriela, e dos profissionais que farão parte da comissão pelo período de três anos.
Prevista em lei, a comissão foi instituída conforme resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com o objetivo de garantir a conduta ética dos profissionais, zelar pelo exercício da profissão, combater ilegalidades, além da função educativa e de promoção do código de ética no ambiente hospitalar.
Segundo Rosialdo Lobato, diretor Assistencial do HRSP, a definição dos membros da comissão ocorreu durante eleição, que contou com a participação dos 376 profissionais da enfermagem que atuam na unidade.
Veja também!
Mais de mil crianças já foram vacinadas em Marabá
Se eu ficar, não sei o que eu faço, afirma Arthur Aguiar
Vídeo: Famílias atingidas fecham Avenida Transmangueira
"A comissão tem um caráter orientador e fiscalizador, sua atuação valoriza os profissionais da enfermagem da unidade e garante um atendimento humanizado, com qualidade, segurança e ética aos usuários", explicou.
Para o diretor Hospitalar da unidade Valdemir Girato, a comissão de ética contribui para a melhoria contínua e gradual dos processos de trabalho da enfermagem na instituição, considerando sempre o cuidado ao paciente como a prioridade da profissão.
"Os profissionais de enfermagem do HRSP atuam em consonância com os preceitos éticos e legais, valorizando sempre a arte de cuidar", ressaltou.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região. A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Membros Comissão de Ética de Enfermagem do HRSP
Titulares: Antônio Vinicius Bezerra; Natalia Rayza; Paulino Santos Vieira; Izelda Martins Araújo; Fernando Alves Bezerra; Jéssica Silva de Jesus; Suplentes - Luenne Chaves de Oliveira; Tamyres Silva Sousa; João Henrique Simões; Marcos Vinicius Oliveira; Raquel Lima da Silva e Márcia Da Silva Parente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar