Entre as estratégias do Governo do Estado para garantir apoio às famílias afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas, no município de Marabá, no sudeste paraense está o programa “Recomeçar”, que já liberou mais de R$ 3 milhões para desabrigados e desalojados, o que significa que 2.497 famílias atingidas pelas enchentes foram atendidas. Destas, 2.112 famílias já foram até as agências do Banpará e receberam o dinheiro.
“A presença do Governo do Estado na região foi excepcional para garantir esse apoio inédito do programa Recomeçar às famílias atingidas. Várias ações foram realizadas, como a doação de cestas de alimentos, de colchões, água mineral, kits de higiene, entre outros. Um trabalho integrado entre órgãos estaduais, municipais, em parceria com a iniciativa privada, para garantir todo o suporte necessário às famílias afetadas”, ressalta o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto.
As ações contaram com o apoio da iniciativa privada, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que fez a ponte entre empresas e indústrias que atenderam o chamamento do governo e participaram desse mutirão de serviços.
“RECOMEÇAR”
O programa, que segue em fase de pagamento, prevê a disponibilização de um salário mínimo, em parcela única, que compõe o auxílio financeiro do Estado voltado à reconstrução dos imóveis danificados pelas águas.
O comandante do 5º Grupamento de Bombeiro Militar de Marabá, Major Felipe Galúcio, ressalta que a força-tarefa, composta por militares da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, bem como de militares da região e da própria cidade de Marabá, permaneceu com trabalhos intensos por cerca de 30 dias, envolvendo cerca de 50 profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da Defesa Civil Municipal.
Veja também:
Profissionais de apoio de Marabá receberão abono salarial
Unifesspa disponibiliza computador para inscrições no Sisu
“O volume de pessoas que precisavam ser atendidas pelo programa Recomeçar era muito grande, além dos desabrigados (aqueles que estão em abrigos), muitos desalojados (que foram retirados das suas casas, mas foram abrigados em casas de parentes ou casas alugadas) precisavam de apoio. O número de famílias atingidas naquela região já ultrapassava mais de 2.500 e trabalhamos muito para dar suporte à população”, ressalta o comandante.
O Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará fica localizado na rodovia BR-222, nº 5210, no Núcleo Nova Marabá.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar