plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ALERTA

CTA registra mais de 200 novos casos de HIV em 2021 

O órgão atende a 19 municípios da região, sendo que a maioria dos casos são de Marabá, devido ao maior número de ações realizadas no município

Imagem ilustrativa da notícia CTA registra mais de 200 novos casos de HIV em 2021  camera A maior incidência dos novos casos se encontra em pessoas entre 26 e 35 anos | Reprodução

A festa de carnaval oficial de Marabá mais uma vez não será realizada pela Prefeitura Municipal, devido a proliferação do coronavírus, embora as comemorações particulares sempre aconteçam. Por isso, o Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) já está se preparando para colocar o bloco de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis mais cedo nas ruas da cidade. O bloco “IST não, camisinha na mão”, estará em blitz educativas entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

“Não podemos parar. Não vamos deixar passar em branco, vamos fazer as blitze justamente em um período que antecede o carnaval para fornecer insumos de prevenção como preservativos tanto masculinos quanto femininos em alguns pontos da cidade, das 08h às 12 horas” informa Katiane Chaves, gerente do SAE/CTA.

A meta do SAE/CTA no período anterior ao feriado de carnaval é distribuir mais de 10 mil preservativos
📷 A meta do SAE/CTA no período anterior ao feriado de carnaval é distribuir mais de 10 mil preservativos |Divulgação / PMM

Dentre os objetivos do SAE/CTA estão os de promoção, prevenção e diagnóstico por meio das testagens rápidas. Aliás, o órgão está de portas abertas ao público durante toda a semana, de segunda a sexta-feira, das 07 às 17h. No entanto, é recomendado que a população procure a unidade nos primeiros horários.

Números

Atendendo a 19 municípios da região, o SAE/CTA já registrou 229 novos casos de HIV. Devido ao maior número de ações realizadas, a maioria dos casos foram identificados em Marabá. São 152 novos casos. Por outro lado, de uma forma geral, 193 das 229 pessoas identificadas com a infecção são autodeclaradas heterossexuais, 28 homossexuais e 4 bissexuais.

“É muito importante que as pessoas se sensibilizem dos cuidados, da prevenção, do uso do preservativo, mas também identifiquem seu estado sorológico”, afirma Katiane Chaves, gerente do SAE/CTA.
📷 “É muito importante que as pessoas se sensibilizem dos cuidados, da prevenção, do uso do preservativo, mas também identifiquem seu estado sorológico”, afirma Katiane Chaves, gerente do SAE/CTA. |Aline Nascimento / PMM

Quanto à faixa etária de idade, a maior incidência se encontra em pessoas entre 26 e 35 anos, são 75 casos, seguida da faixa etária entre 39 e 45 anos com 61 registros. Em 2021, os idosos também apareceram nas estatísticas: são 15 novos casos de idosos acima dos 60 anos e as grávidas somam 14, sendo 12 em Marabá. Os adolescentes também estão na lista, 5 entre 13 a 18 anos descobriram a infecção.

“É muito importante que as pessoas se sensibilizem dos cuidados, da prevenção, do uso do preservativo, mas também identifiquem seu estado sorológico. Claro que chama atenção no sentido de intensificar as ações de promoção, prevenção e diagnóstico das IST’s”, pontua a gerente do SAE/CTA.

Já em relação à Sífilis, os números apontam para uma incidência de 285 novos casos, 271 em Marabá, sendo 118 masculinos, 167 femininos, com destaque para gestantes, 42 das mulheres apresentaram a doença.

De igual forma os casos de Hepatites virais também foram descobertos. São 59 novos casos, 34 em Marabá, 18 em mulheres, 8 delas estavam gestantes.

Veja também:

Aposentadoria por tempo de contribuição não é mais permitida

Homem é executado em casa na frente da esposa no Sul do Pará

Professores entram em greve em Marabá nesta segunda (21)

“Queremos chamar atenção para manter a prevenção como prioridade. Qualquer situação de exposição de risco, o preservativo estourou, acidente ocupacional, busquem o SAE/CTA para realizar o atendimento para que a gente possa contribuir com a saúde pública. Podem procurar o SAE/CTA de segunda a sexta-feira”, finaliza Katiane Chaves.

A meta do SAE/CTA no período anterior ao feriado de carnaval é distribuir mais de 10 mil preservativos.

Pontos das Blitz Educativas:

22/02 Sinal da Velha Marabá

23/02 Sinal da Liberdade

24/02 Sinal da Cidade Nova

25/02 Sinal da Folha 31

Horário: 8h às 10h

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias