A Orla do Rio Tocantins, principal cartão postal de Marabá, no sudeste do estado, voltou a ser alagada pelas águas do rio. Mais de mil famílias estão nos abrigos da cidade.
O Tocantins estava marcando na manhã desta terça-feira (22), 11,94 metros acima da média. Famílias que haviam retornado para áreas de risco, contrariando as recomendações da Defesa Civil, estão sendo novamente atingidas pela enchente e estão tendo que retornar para os abrigos ou ir para casa de parentes.
A elevação no nível do rio era esperada pela Defesa Civil que informou oficialmente, durante todo o mês de fevereiro, o não retorno das famílias, pois a previsão era de um novo repique e o alagamento de áreas baixas da cidade. Dezenas de famílias recorreram à Defesa Civil para apoio na retirada dos móveis e no transporte para os abrigos.
Veja também:
CTA registra mais de 200 novos casos de HIV em 2021
Condutor é preso com pistola 380 e munições durante blitz
Aposentadoria por tempo de contribuição não é mais permitida
“Não é nenhuma surpresa essa nova elevação no nível do rio até porque já esperávamos que isso pudesse acontecer e alertamos as famílias para que não retornasse e esperasse um comunicado oficial para fazer um retorno seguro, no entanto, algumas famílias já haviam retornado e agora estamos transportando-as novamente aos abrigos”, pontuou Marcos Andrade, Assessor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
A Defesa Civil segue o monitoramento do nível do Rio Tocantins aqui em Marabá e em outros municípios dos estados do Tocantins e Maranhão, além disso também trabalha em parceria com a Eletronorte no acompanhamento das mudanças de subida e descida que ocorrem ao longo do Rio Tocantins.
Veja o vídeo gravado nesta terça-feira (22)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar