DOL Carajás
Cidades / Marabá
EDUCAÇÃO

Diocese de Marabá lança Campanha da Fraternidade 2022

A abertura oficial no município ocorreu após missa realizada na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (2)

quarta-feira, 02/03/2022, 09:48 - Atualizado em 02/03/2022, 17:48 - Autor: Alessandra Gonçalves

Google News

Missa foi presidida pelo Bispo de Marabá, Dom Vital
Missa foi presidida pelo Bispo de Marabá, Dom Vital | Luan James/ RBATV

Nesta Quarta-feira de Cinzas (2), a Igreja Católica deu início à Campanha da Fraternidade 2022.  Este ano, a iniciativa tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”.    

Em Marabá, sudeste do Estado, a abertura oficial ocorreu após a missa realizada pelo bispo do município, Dom Vital Coberllini, na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Marabá Pioneira, e reuniu vários padres das igrejas do município e fiéis.

 

Celebração reuniu vários padres e fiéis
Celebração reuniu vários padres e fiéis | Luan James/ RBATV


O momento também marcou o início da Quaresma. Os próximos 40 dias são um convite para viverem com mais intensidade a palavra de Deus e intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé.

Campanha 

Após a celebração foi realizada a apresentação da Campanha da Fraternidade 2022. “O tema da campanha fala sobre educação. E é muito importante que a gente possa viver a educação em casa, na comunidade, na sociedade e saber que Jesus é o maior educador e que nos possibilita uma educação plena de respeito aos outros, de amor aos outros”, disse o bispo Dom Vital.    

   

Os próximos 40 dias são um convite para viverem com mais intensidade a palavra de Deus
Os próximos 40 dias são um convite para viverem com mais intensidade a palavra de Deus | Luan James/ RBATV
  

Ele também lembrou que o período de Quaresma iniciado nesta quarta se estenderá até a páscoa. “A Quaresma 40 dias e 40 noites de preparação, à páscoa, tempo de convenção, tempo de participação maior na comunidade, de vida de fé, vida de amor, de oração, de jejum e também de contato com Jesus Cristo, que viveu no meio de nós e que também morreu para nossa salvação e continua vivo pelo meio, pela sua morte e ressurreição”, ponderou Coberllini.

Campanha 

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema da Campanha da Fraternidade é inspirado pela provocação do Papa Francisco na convocação do Pacto Educativo Global, um convite para que todos priorizem "uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade".

Esta é a terceira vez que a educação pauta a Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão em 1982 e 1998. Desde 1964, a campanha é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil no período da quaresma, em prol da construção de uma sociedade mais cuidadora e atenta. Em cada edição, um tema é escolhido para despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema da sociedade.


Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS