A educação tecnológica em Marabá no sudeste paraense foi destaque no último final de semana e agora se prepara para uma disputa nacional. Os integrantes da equipe de robótica Ultron League da unidade da escola Sesi em Marabá foram selecionados para a etapa nacional do evento que ocorrerá de 27 a 29 de maio, em São Paulo. A Ultron League foi destaque na categoria 'Desempenho do Robô', ficando com a 3ª colocação.
O grupo participou do Torneio Sesi de Robótica First Lego League, realizado em Ananindeua. Além da Green League, também foram classificadas outras quatro equipes para o torneio nacional, a RoboTech, Ultron League, Pavulagem e Garça de Botas.
A categoria Challenge da FIRST LEGO League é operacionalizada no Brasil pelo SESI desde 2004. Com o tema Cargo Connect, a temporada foi direcionada para o desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística. Por isso, durante os dois dias de evento, 33 equipes formadas por crianças e jovens entre 09 e 16 anos de idade, de escolas públicas, privadas, ongs e equipes de garagem, puderam apresentar soluções criativas na área de inovação tecnológica, voltadas para a solução de problemas do dia a dia da sociedade moderna, mais especificamente, para questões relacionadas ao transporte e logística.
Veja também!
Caravana Solidária estimula doação de sangue em Marabá
Marabá possui herbário com quase 3 mil espécies de plantas
Obras do Campus da Uepa em Parauapebas avançam
O Torneio tem como objetivos despertar o interesse dos alunos pela robótica que é utilizada nas escolas SESI no aprendizado diário de diversas disciplinas, e busca também despertar nos jovens valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Durante o evento os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões, de acordo com a temática da temporada, tendo que cumprir alguns requisitos como capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição, utilizando, por exemplo, guindastes, elevador de obras, drone de inspeção e construções em aço. Tudo de forma lúdica, simulando situações reais.
Veja a reportagem da RBATV Marabá sobre o assunto:
Para Dário Lemos, superintende regional do SESI Pará, o evento reforça a metodologia de ensino do SESI, focado na resolução de problemas. “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos com mais essa edição da FLL sediada pelo SESI Pará, realizada com muita dedicação por todos os envolvidos. Isso mostra a importância que damos à robótica como uma metodologia efetiva de ensino, que foca em melhorias contínuas para o presente e para o futuro da nossa região e do Brasil”, avalia o diretor.
Para Jane Nóbrega, representante do Departamento Nacional do SESI, operador oficial dos torneios First Lego League no Brasil, o diferencial da etapa Pará foi o fato de os estudantes priorizarem em seus projetos soluções para problemas locais de suas cidades. “O que ficou perceptível nessa etapa realizada aqui no Pará foi o regionalismo, porque os projetos de inovação desenvolvidos pelos estudantes foram muito voltados para a solução de problemas da realidade local e suas cidades. Então, muitas das inovações que eles trouxeram para o torneio, por exemplo, foram para resolver questões relacionadas à logística marítima”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar