A criação de animais em ambientes como sítios, chácaras e fazendas precisam obedecer a critérios e legislações sanitárias, tudo para proteger os próprios animais, o ser humano e o meio ambiente em que vivem. As doenças entre esses animais precisam ser bem analisadas e catalogadas para um acompanhamento técnico mais preciso principalmente no intuito de prevenção.
Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) de Marabá, Itupiranga, Eldorado dos Carajás e Parauapebas, localizadas no sudeste do Pará, receberam capacitação sobre Procedimentos Técnicos e Documentais. A capacitação inclui ainda uso de sistemas de informação relacionados ao Programa Estadual de Sanidade Equídea (PESE) e ao Programa Estadual de Sanidade Suídea (PESS), no período de 29/03 a 01/04/2022.
Os programas de sanidade equídea (cavalos e similiares) e suídea (porcos e leitões) concentram seus esforços nas doenças da lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que se caracterizam pelo grande poder de difusão, consequências econômicas ou sanitárias graves e repercussão no comércio internacional.
Veja também!
Remédio contra a Covid não será vendido em farmácias
Regularização fundiária avança com georreferenciamento
Cães sem raça definida são os preferidos dos brasileiros
A capacitação foi realizada para os Fiscais Estaduais Agropecuários – Médicos Veterinários, Agentes Fiscais Agropecuários e auxiliares de campo que trabalham nos escritórios de Marabá, Itupiranga, Eldorado dos Carajás, Parauapebas, Nova Ipixuna e Cruzeiro do Sul, pertencentes à regional de Marabá.
Qualificação
“O evento foi uma ótima oportunidade para levarmos informações aos colegas da regional, nivelando informações com objetivo de aprimorarmos os nossos procedimentos. O resultado dessas capacitações é um serviço ainda mais eficaz”, informou a Fiscal Estadual Agropecuária, Susiclay Barros, que ministrou a capacitação.
Os assuntos abordados durante a capacitação foram: Diretrizes, atendimento à notificação de doenças, Metas Técnicas do Programa, Tratamento das Informações e uso aplicado dos sistemas de informação da Adepará: o Portal de Sistemas de Apoio ao Serviço de Vigilância em Defesa e Inspeção Agropecuária (Siviagro), Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) e o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (Sisbravet) voltado para os Programas sanitários de Sanidade Equídea e Suídea.
Na oportunidade, também foi apresentado ao corpo técnico da Gerência Regional de Marabá, os resultados da execução dos programas de Equídeos e Suídeos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022.
SERVIÇO
A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência há os contatos dos escritórios das regionais. Os telefones são: 3210-1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por telefone celular, o contato é o (91) 99392-4264.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar