plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
É NESTA SEXTA-FEIRA!

Ação leva vacinação e exames gratuitos para os pets 

Os serviços serão ofertados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Marabá, no sudeste do estado

Imagem ilustrativa da notícia Ação leva vacinação e exames gratuitos para os pets  camera O objetivo da ação é a vacinação antirrábica para cães e gatos e também coleta de sangue de cães para exame de leishmaniose visceral canina. | Arquivo Secom/ PMM

Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades brasileiras — que anualmente promovem nos estados e municípios campanhas de vacinação. A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.

Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

Uma equipe do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) estará com uma ação nesta sexta-feira (6), no núcleo São Félix, na Associação dos Moradores do Residencial Magalhães II, de 8h às 11h.

O objetivo da ação é a vacinação antirrábica para cães e gatos e também coleta de sangue de cães para exame de leishmaniose visceral canina.

O coordenador do CCZ e médico veterinário Flávio Ferreira da Silva, informa aos moradores de São Félix que o atendimento será realizado das 8h às 11h e que a imunização e a coleta de sangue são para os animais que tenham a partir de quatro meses de idade.

Médico veterinário Flávio Ferreira da Silva coordena a ação
📷 Médico veterinário Flávio Ferreira da Silva coordena a ação |Arquivo Secom/ PMM

O que é raiva?

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

Veja também:

Saiba como castrar gratuitamente cães e gatos em Marabá

CCZ retorna agendamento para castração de cães e gatos

Leishmaniose

Já a Leishmaniose Visceral Canina, popularmente conhecida como Calazar, é uma doença infecciosa não contagiosa transmitida tanto aos cães quanto aos seres humanos.

O contágio ocorre pela inoculação do protozoário Leishmania infantum chagasi através da picada de um inseto conhecido como mosquito-palha ou birigui. O protozoário causador da doença parasita as células de defesa do organismo do cão ou do homem causando uma série de problemas e levando a alterações de órgãos vitais.

As crianças são as principais vítimas da Leishmaniose, que é uma doença crônica que se não tratada pode levar à morte na maioria dos casos.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias