plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SEM NEGOCIAÇÃO

Vídeo: Servidores municipais de Marabá decretam greve geral 

Movimento grevista que começou com servidores da educação, engloba também os servidores municipais da saúde e segurança

Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: Servidores municipais de Marabá decretam greve geral  camera Grupo de servidores se reuniram na frente da secretaria de obras nesta segunda-feira (23) | Elioenay Brasil/RBATV

Servidores municipais de Marabá no sudeste paraense decretaram greve geral na manhã desta segunda-feira (23) no município. A greve engloba os servidores municipais da educação, saúde e segurança. Um grande grupo de servidores se reuniu em frente à secretaria de obras, na rodovia Transamazônica (BR-230) KM 5, local onde também há uma sala onde o prefeito Tião Miranda trabalha. O grupo fechou por alguns momentos uma das faixas da rodovia.

De acordo com o Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará) a reivindicação dos servidores é a defesa do reajuste dos salários do ano de 2022 "que está atrasado desde janeiro, conforme a data-base de reajuste salarial", diz uma carta aberta divulgada nesta segunda-feira.

Segundo o Sintepp, o Piso Salarial Nacional do Magistério está amparado na Lei 11.738/08 que estabelece em 2022 o percentual de 33,24% para o magistério no Brasil e o recurso para o pagamento dos salários é verba federal, que chega ao município pelo Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação. Além disso, a prefeitura é obrigada a repassar 25% dos recursos próprios para arcar com os gastos da educação.

Veja também!

Empresa vende carregador de bateria sem autorização

Círio de Nazaré é considerado Patrimônio Imaterial de Marabá

Prefeitura de Marabá abre concurso com 150 vagas. Veja!

Os servidores da educação querem também o retroativo da hora-atividade referente ao ano de 2016.

"Nos últimos dias nós constituímos cinco assembleias na rede municipal de Marabá, três relacionadas aos grupos de apoio e duas a respeito das progressões", declarou Joyce Rebelo, da coordenação geral do Sintepp em Marabá. "As assembleias serviram para nos direcionar nos rumos que iríamos tomar nesse mês de maio justamente porque o prefeito Tião Miranda até o momento não sinalizou a reunião com os representantes até o dia 20, entendendo que estendendo para esse dia, a folha de pagamento roda sem o piso", declarou Joyce.

Eles querem, entre outras pautas, o reajuste da equivalência de 33,24% nos salários
📷 Eles querem, entre outras pautas, o reajuste da equivalência de 33,24% nos salários |Elioenay Brasil/RBATV

"Por isso a categoria definiu retomar o movimento de greve hoje, segunda-feira dia 23 de maio, iniciamos o processo de mobilização para paralisar todas as escolas do campo e da cidade para a greve", enfatizou.

Os servidores querem o reajuste salarial, além do pagamento de retroativos de hora-atividade Dol Carajás 02

"Temos informações que muitos municípios que tem menos condições do que Marabá, conseguiram avançar nas negociações, na valorização dos profissionais, não é possível que uma cidade, das mais ricas do estado continue se escondendo atrás do discurso fajuto, pra dizer que não vai avançar na valorização dos trabalhadores do serviço público municipal de Marabá", disse uma das lideranças do Sintepp.

PREFEITURA EMITE NOTA

Procurada sobre o assunto, a prefeitura de Marabá declarou uma nota que diz: "A Gestão entende o direito a paralisação e informa que o ponto central, que é o Vale Alimentação já está em tratativa na Câmara Municipal e que as demais pautas estão também sendo discutidas com os diretores e presidentes de sindicato, para que juntos, Gestão e Sindicatos possam achar a melhor solução."

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias