Muito tradicionais e populares, as festas juninas fazem muito sucesso no Brasil. Não somente pelo quentão, pipoca, pamonha e pé de moleque, mas também pela sua atmosfera alegre e vibrante que conquista até aqueles que nem são muito chegados ao estilo caipira.
Nesta terça-feira (31), os órgãos de segurança, saúde e turismo do município e Conselho Tutelar participaram de uma reunião no Cine Marrocos com a Secretaria de Cultura de Marabá (Secult) e a Liga Cultura de Marabá para definirem o planejamento para o festejo junino que acontecerá entre os dias 24 de junho e 3 de julho deste ano.
A expectativa é que cerca de 15 a 20 mil pessoas passem pelo 35º Festejo Junino de Marabá, que é realizado na Z-30, Marabá Pioneira. Segundo o secretário de Cultura de Marabá, José Scherer, serão mais de três mil artistas mostrando suas habilidades durante o festejo, seja dentro das arenas com as quadrilhas e bois ou os shows com bandas locais na praça da alimentação.
“Essa foi apenas a primeira reunião de outras que acontecerão. Cada órgão tem sua missão e responsabilidade. Seja Vigilância Sanitária, Assistência Social, DMTU ou Segurança. Ouvimos o planejamento que cada um faz e cabe à Secult fomentar e dar as condições para que eles executem seu trabalho”, explica.
O secretário adjunto de Segurança, Wender Morais, esclarece que a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) atuará com os três órgãos, Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), Guarda Municipal de Marabá (GMM) e Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP)
“Atuaremos de forma conjunta, com o DMSP cuidando da segurança do patrimônio, das barracas, da quadra em conjunto com a GMM e o DMTU fazendo o isolamento e monitoramento das ruas. Ainda estamos vendo o efetivo que trabalhará em escala e bolando o planejamento de como funcionará o trânsito e os pontos de isolamento nos dias de festejo”, completa Wender.
Ademar Dias, representante da Liga Cultural explica que o festejo deste ano não terá um vencedor, mas três. “Devido às dificuldades pós-pandemia se falou em não fazer a competição. Mas achamos interessante porque também é motivador. Esse ano definiremos os três melhores como os três campeões e não apenas um”, comenta.
Ele também ressalta a importância da parceria entre os órgãos para garantir a segurança do evento. “Foi uma reunião importante e é um apoio que sempre é dado pelos órgãos públicos para garantir que tenhamos esse evento grandioso e bem organizado em Marabá com muita segurança. O Festejo Junino que é hoje o maior do Estado do Pará”, exclama.
Veja também:
Diocese lança o cartaz oficial do Círio 2022 em Marabá
Mais de 40% das reclamações são serviços de energia elétrica
Além de DMTU, GMM, DMSP, Secult e Conselho Tutelar também participaram da reunião representantes da equipe ExtraMuro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), Departamento do Código de Postura, Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Polícia Militar, Bombeiros e Secretaria de Comunicação (Secom).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar