plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
FORÇA DE PRONTIDÃO

Exército de Marabá participa de certificação

Militares realizam atividades para cumprir com a missão de defender áreas terrestres da região Norte do país

Entre os dias 11 e 29 de julho, o Comando Militar do Norte (CMN), juntamente com o Centro de Adestramento-Leste (CA-Leste), estão certificando a ‘Força de Prontidão’ (FORPRON) da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, em Marabá, no sudeste do Pará, que deve cumprir missões nas diversas hipóteses de emprego da tropa em situações de defesa externa da Pátria, principalmente, da região Norte do Brasil.

Nesta quarta-feira (13), o General de Exército João Chalella Junior, Comandante Militar do Norte, chega a Marabá para acompanhar os trabalhos de planejamento e condução das operações terrestres da FORPRON que estão sendo operacionalizados na área do 52° Batalhão de Infantaria de Selva.

Esta é a primeira etapa da certificação da Forpron que acontece entre os dias 11 e 15 de julho: a ‘Simulação Construtiva’ que consiste na execução do Processo de Planejamento e Condução das Operações Terrestres (PPCOT) e do Jogo de Guerra (JG) a fim de preparar o Estado-Maior e os Comandantes de frações na defesa do território na região Norte do Brasil.

Esta é a primeira etapa da certificação da Forpron que acontece entre os dias 11 e 15 de julho
📷 Esta é a primeira etapa da certificação da Forpron que acontece entre os dias 11 e 15 de julho |Divulgação

Etapas

A certificação da FORPRON é anual. As Brigadas Especializadas foram ou estão sendo submetidas à nova metodologia que prevê um ciclo de simulações dividido em três fases: Construtiva, Virtual e Viva.

Por meio do Sistema de Simulação do Exército Brasileiro é possível realizar atividades construtivas, virtuais e vivas, coerentes com as missões prioritárias da grande unidade, previstas nas hipóteses de emprego dentro de temas táticos, mantendo o poder de combate avaliado e certificado em sua capacitação operacional.

A certificação é a fase que atesta a preparação das unidades.
📷 A certificação é a fase que atesta a preparação das unidades. |Divulgação

Três etapas

1ª etapa - Entre os dias 11 e 15 de julho é realizada a etapa de ‘Simulação Construtiva’, que consiste na execução do Processo de Planejamento e Condução das Operações Terrestres (PPCOT) e do Jogo de Guerra (JG) a fim de preparar o Estado-Maior e os Comandantes de frações na defesa do território na região Norte do Brasil.

2ª etapa - De 18 a 22 de julho será o momento da ‘Simulação Virtual’. Nesta etapa, a tropa realiza tarefas por meio de programas de computadores que simulam um cenário de combate em realidade virtual. O software aproxima o soldado das condições reais da guerra.

3ª etapa - Já nos dias 25 a 29 de julho será a ‘Simulação Viva’. É neste momento que os militares colocarão em prática todos os ensinamentos voltados para a defesa e proteção do território Amazônico. O combate será realizado no terreno de selva, com infiltrações táticas pelas companhias e pelotões. Serão usados armamentos, equipamentos, viaturas e aeronaves de dotação. Com o auxílio de sensores, dispositivos apontadores laser e outros instrumentos, os militares terão que desenvolver as habilidades de ataque e defesa, estabelecendo pontos fortes e posições estratégicas no terreno.

A Força Terrestre precisa manter suas tropas em permanente estado de prontidão operacional para dissuadir ameaças, buscando atingir o mais alto nível de adestramento compatível com os recursos disponíveis. A certificação é a fase que atesta a preparação das unidades.

O que é o SISPRON

O Exército Brasileiro está sempre de prontidão para atuar em planos estratégicos e operacionais com o poder de combate necessário para fazer face à ameaça que se apresentava.

O Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON) foi criado para implantar uma metodologia única de preparação de grandes efetivos. É encarregado de planejar, coordenar e controlar a manutenção do nível de adestramento denominado "preparação completa", disponibilizando tropas com poder de combate, avaliadas e certificadas em sua capacitação operacional.

Veja também:

Marabá abre processo seletivo para todos os níveis

Parceria vai viabilizar novo crédito para pequenos negócios

Dentro do contexto do SISPRON tem atividades das Forças de Prontidão (FORPRON), que são Comandos de Divisão de Exército e Brigadas selecionadas em Módulos Especializados, ou seja, tropas com características diferenciadas (Operações Especiais, Guerra Eletrônica, Defesa Cibernética, Operações Psicológicas, Lançadores Múltiplos de Foguetes, etc.).

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias