Os dias quentes que têm feito em grande parte do Brasil acabam por desidratar o corpo que precisa de água para realizar os mais importantes trabalhos, principalmente em crianças que estão em fase de crescimento. Aliado as férias escolares, tudo precisa ser muito bem administrado.
Com as altas temperaturas do verão amazônico, a preocupação com alimentação das crianças deve ser redobrada. Por isso, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, destaca algumas dicas saudáveis de alimentação para esse período do ano.
Débora Souza, nutricionista do HRSP, explica que a estação mais quente pede alimentos leves e ricos em água. Em especial, a profissional indica as frutas, que são fontes de vitaminas e sais minerais, além de sugerir que evitem alimentos gordurosos e industrializados como refrigerantes, que favorecem a desidratação.
"Durante as férias as crianças praticam muitas atividades físicas e, com as altas temperaturas, estão mais sujeitas à desidratação, insolação e intoxicação alimentar. Por isso é importante consumir alimentos que auxiliem na hidratação, ajudem na proteção bacteriana e proporcionem uma boa saúde intestinal", comenta.
A nutricionista ainda explica que, nesse período, é recomendado se alimentar a cada três horas, prática suficiente para fornecer energia e os nutrientes necessários para as crianças aproveitarem as férias.
"É importante não sair da rotina e manter os horários do café da manhã, almoço, lanche e jantar. Os doces e outras guloseimas podem ser liberados, mas sem exageros", afirma.
Veja também!
Vacinação contra sarampo está abaixo da meta
Vídeo: Cavalgada marca a abertura da 34ª Expoama em Marabá
Motociclista de 63 anos morre em curva perigosa
O Hospital Regional do Sudeste do Pará, unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de um milhão de pessoas em 22 municípios.
Confira 5 dicas da especialista para uma boa alimentação:
• Dê preferência a um cardápio leve no almoço e jantar. Recomenda-se peixes, legumes e verduras, grelhados ou refogados. Estes alimentos proporcionam uma digestão mais fácil e rápida, além de garantirem disposição;
• Abuse de frutas ricas em água, como melancia, laranja, tangerina, melão e abacaxi. Essas frutas contêm muita água, logo, são boas escolhas para manter as crianças hidratadas;
• Controle o consumo de salgadinhos, chocolates, sorvetes e guloseimas em geral, já que o consumo exagerado pode causar o ganho excessivo de peso;
• Troque os alimentos processados, enlatados e congelados por refeições naturais e caseiras;
• Sempre ofereça líquidos como água, água de coco e sucos naturais, que são boas opções para evitar a desidratação.
Fonte: Ascom/HRSP
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar