plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AÇÃO INÉDITA NA REGIÃO

Hospital Regional consegue reverter aneurisma gravíssimo

O procedimento é realizado pelo novo Serviço de Hemodinâmica da unidade, instalado em junho deste ano

Imagem ilustrativa da notícia Hospital Regional consegue reverter aneurisma gravíssimo camera Mal completou um mês e o Serviço de Hemodinâmica implantado no Hospital Regional já tem seus frutos, a reversão completa de um aneurisma cerebral | Divulgação HRSP

O primeiro procedimento para diagnóstico e tratamento de aneurisma no Hospital Regional do Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP) foi realizado neste mês, com uso de tecnologia de ponta, salvando a vida de uma paciente que apresentava sangramento grave no cérebro.

O aneurisma cerebral é a dilatação em um dos vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro. A doença acomete principalmente pessoas a partir de 40 anos, tendo como principais fatores de risco o tabagismo, pressão alta não controlada (hipertensão) e histórico familiar.

O diagnóstico e o tratamento de doenças neurovasculares, como os aneurismas cerebrais, já estão sendo realizados no Hospital Regional do Sudeste do Pará devido à implantação do Serviço de Hemodinâmica. A unidade presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O setor foi entregue no dia 13 de junho deste ano pelo governo do Pará.

Por meio da neurorradiologia intervencionista, o HRSP realiza procedimentos de embolização de aneurisma na hemodinâmica, utilizando técnicas minimamente invasivas, que evitam, em muitos casos, a cirurgia convencional. De acordo com o neurocirurgião Márcio Costa, que atua no Regional de Marabá, o primeiro procedimento foi um sucesso.

Veja também!

Aposentado é o primeiro atendido no Centro de Hemodinâmica

Bombeiros alertam cuidados mesmo para quem sabe nadar

Veja quando cai a 1ª parcela de R$ 600 do Auxílio Brasil

"A paciente apresentava um sangramento cerebral (AVC hemorrágico) decorrente da ruptura de um aneurisma cerebral. Foi tratado com técnicas minimamente invasivas, que permitiram a manutenção do fluxo sanguíneo no cérebro e a completa exclusão da lesão vascular", explica o especialista.

O médico ainda ressalta que o serviço de hemodinâmica da unidade na área neurorradiológica tem o potencial de realizar diversos procedimentos, dentre os quais arteriografia cerebral, embolização de aneurismas cerebrais e malformações arteriovenosas cerebral, além do tratamento de AVC.

De acordo com o neurocirurgião Márcio Costa, que atua no Regional de Marabá, o primeiro procedimento foi um sucesso
📷 De acordo com o neurocirurgião Márcio Costa, que atua no Regional de Marabá, o primeiro procedimento foi um sucesso |Divulgação HRSP

"Há pouco tempo era apenas um ‘sonho’, e hoje temos como promover um tratamento de alta complexidade aos pacientes que nos procuram com doenças cerebrovasculares", acrescenta o neurocirurgião.

HEMODINÂMICA

O Serviço de Hemodinâmica instalado em junho deste ano no Hospital Regional do Sudeste do Pará, gerenciado pela Pró-Saúde, em Marabá, oferece aos usuários procedimentos em cardiologia, como cateterismo cardíaco, angioplastia cardíaca com stent e implantes de marca-passo definitivo.

Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP, informa que há capacidade para realizar mais de 100 procedimentos por mês, beneficiando pacientes sem a necessidade de deslocamento até Belém. "É um serviço de alta complexidade, que já é referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região Carajás. Possuímos uma equipe altamente capacitada que, mesmo em tão pouco tempo, já salvou muitas vidas", enfatiza.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias