plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EXPANSÃO MINERAL

Protejo Tecnored e Correias Mercúrio avançam em Marabá   

Visita mostra a política de incentivo do Estado para gerar um ambiente de negócios, empregos e desenvolvimento na região

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Protejo Tecnored e Correias Mercúrio avançam em Marabá    camera Sedeme visita obras de terraplanagem e expansão mineral em Marabá | Divulgação

Equipes da Secretaria de Estado de desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) estiveram na região sudeste do Estado, nesta quinta-feira (1º), para visitar as obras de terraplanagem da usine de Tecnored, em Marabá, nas obras de expansão da indústria de Correias Mercúrio, em sua segunda unidade fabril, e o setor siderúrgico de produção de Ferro Gusa da Carajás Siderúrgica, importante exportadora de minério para exterior.

O titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior, afirma que para o governo do Estado é sempre uma alegria estar em Marabá e na região sul e sudeste do Pará. “Por determinação do nosso governador, estamos hoje para acompanhar as obras da Tecnored em franca evolução. Até o final deste ano, toda terraplanagem será concluída, e ano que vem, a parte civil finalizada já com todos os equipamentos, assim como na Correias Mercúrio, que terá aumento em sua produção a partir do primeiro semestre de 2023”, revela o secretário da Sedeme.

José Fernando Gomes Júnior durante visita ao Distrito Industrial de Marabá
📷 José Fernando Gomes Júnior durante visita ao Distrito Industrial de Marabá |Divulgação

Na oportunidade, equipes da Sedeme foram convidadas para visitar as instalações da Siderúrgica Carajás, importante exportador de gusa para o exterior e mercado interno. “Viemos mostrar a importância deles no estado, pois gera emprego, desenvolvimento e avança na cadeia. Hoje foi um dia produtivo para nos relacionar com empresários, mostrando a política de incentivo do estado, nesse ambiente de negócio gerado, para que possa estar cada vez mais gerando emprego e renda para sociedade do estado do Pará, especialmente Marabá”, destaca o titular da Sedeme.

MERCÚRIO

O projeto de expansão das Correias Mercúrio soma investimentos da ordem de R$ 80 milhões e já emprega cerca de 200 trabalhadores entre vagas diretas e indiretas. Ao final da expansão deve empregar mais 70 pessoas. Cristina Kawall, presidente do Conselho da Mercúrio, ressaltou os aspectos de sustentabilidade desta nova fase: “Uma das principais preocupações foi mantermos o modelo de processos e tecnologias de menor impacto ambiental, com foco na redução de desperdícios e destinação adequada de resíduos. A localização da nossa fábrica permite com custos de fretes de nossos clientes localizados no Norte e Nordeste do país, consequentemente contribuindo para redução do consumo de combustível no transporte de correias e na emissão de CO²”, diz Cristina Kawall.

TECNORED

A Tecnored é subsidiária da Vale focada no desenvolvimento de um processo de ferro gusa de baixo carbono, o chamado ferro gusa verde, fabricado a partir da substituição de carvão metalúrgico por biomassa, contribuindo para a descarbonização da siderurgia. Atualmente, as obras da Tecnored se encontram em fase de terraplanagem e drenagem, gerando 138 empregos diretos e ainda priorizando mão de obra de Marabá.

Fabrício Froz, gerente de engenharia da Tecnored frisa a importância da visita de equipes da Sedeme ao projeto Tecnored. “Hoje estamos visitando as obras de terraplanagem e drenagem, elas iniciaram em abril e estão previstas para finalizar em dezembro, período que inicia a 2ª etapa de implantação que está prevista para finalizar a construção e implantação dessa planta em 2025”, afirma Froz.

CARAJÁS

Também no rol das visitas técnicas realizadas pela Sedeme, a Siderúrgica Carajás. Bruno Amorim, diretor da Carajás Siderúrgica, explica que a visitação foi no setor siderúrgico de produção do Ferro Gusa com destino para exportação, sendo o principal cliente os Estados Unidos, México e China, como produto o Gusa e atendendo também o mercado interno no estado do Maranhão. “Esta visita é extremamente importante, porque a Carajás tem muitos projetos, nossos profissionais têm perfil técnico e é muito necessária a parceria com o estado, para poder fazer o desenvolvimento no Distrito Industrial em Marabá, a fim de gerar emprego e desenvolver a região”, conclui o diretor da Siderúrgica.

Veja também:

Helder anuncia licença da planta de Tecnored em Marabá

Marabá vai receber usina com baixa emissão de carbono

Além das equipes da Sedeme, equipes da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, também acompanharam as visitas técnicas ao Distrito Industrial de Marabá. Além do secretário de Estado de desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando, estiveram presentes o presidente da Câmara de Marabá, Pedro Corrêa, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, João Tatagiba, Luciano Dias, vice-prefeito de Marabá entre outras autoridades.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias