Mais um flagrante de queimada é registrado em Marabá no sudeste paraense. O clima seco e quente que tem feito nos últimos meses na cidade tem contribuído para o avanço das queimadas, como a que aconteceu no último dia 1º de setembro, quando uma aldeia indígena foi completamente destruída pelo fogo.
Este novo evento aconteceu na noite desta terça-feira (6) em um terreno localizado na BR-230 (Transamazônica) passando a AABB bem na entrada de uma faculdade particular. As chamas se alastraram rapidamente deixando uma grande e espessa nuvem de fumaça que se espalhou por todo o quarteirão e pela rodovia, prejudicando até mesmo os acadêmicos da instituição.
Ainda não há informações sobre a ida do corpo de bombeiros ou da brigada de incêndio para controlar o fogo.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, Marabá tem registrado um número considerável de focos de incêndio principalmente nesse período de altas temperaturas, baixa umidade do ar e vegetação seca.
Veja também:
Queimadas começam a preocupar moradores do sul do Pará
Vídeo: incêndio destrói aldeia na Terra Indígena Mãe Maria
MPF visita Terra Indígena após incêndio que destruiu aldeia
Vídeo: incêndio consome principal morro de Redenção
Marlivon Almeida, coordenador da Defesa Civil, alerta. “Esses infratores podem ser localizados porque todos esses incêndios têm um lugar de origem. Nós estamos trabalhando, dando o nosso melhor para que a população de Marabá possa respirar um ar de qualidade porque hoje as crianças e idosos estão sofrendo muito, justamente por estar inalando esse ar contaminado”, afirma.
A prática da queimada é crime e pode resultar em multa. O infrator também poderá responder a processo administrativo junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e ao Ministério Público.
Veja o vídeo:
Este ano, os agentes da Brigada atuam em parceria com o Corpo de Bombeiros no atendimento das das chamadas. (Com informações de Naldinho Fontenele e Secom Marabá)
Serviço
Para denunciar queimadas, os números de atendimento são:
Semma – 99110-8283/99233-0523
Defesa Civil – 981737173
Corpo de Bombeiros – 193
Disque Denúncia – (94) 3312-3350
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar