plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
URGENTE

Vídeo: incêndio destrói aldeia na Terra Indígena Mãe Maria 

O fogo deixou um rastro de destruição, com casas totalmente queimadas e muitos animais mortos

Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: incêndio destrói aldeia na Terra Indígena Mãe Maria  camera Aldeia indígena foi consumida pelo fogo | Reprodução

Um incêndio de grandes proporções iniciou na manhã desta quinta-feira (1º) na aldeia indígena Hopryre, na Terra indígena Mãe Maria, na BR-222, entre os municípios de Marabá e Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado.

O fogo deixou um rastro de destruição vindo a consumir 10 casas, uma escola e matando muitos animais queimados. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros esteve na aldeia, mas o fogo adentrou a mata e uma nova operação está sendo montada para debelar as chamas.

Fogo adentrou a mata e ainda não foi controlado
📷 Fogo adentrou a mata e ainda não foi controlado |Reprodução

Segundo a cacique Tônkyre Akâtikatêjê ou Kátia Silene da Costa, a aldeia é do irmão dela, que está viajando para capital do Estado. Doze famílias moram na área e perderam tudo com o incêndio. “O fogo iniciou às 10h30 e a gente pensou que não ia atravessar a estrada, mas a faísca atravessou a estrada, adentrou na mata e acabou com a aldeia”, contou, acrescentando que foi tudo muito rápido.

Indígenas contabilizam os prejuízos
📷 Indígenas contabilizam os prejuízos |Reprodução

Além das casas, animais, os indígenas também perderam toda a plantação que tinham. “Se já tinha um projeto iniciando acabou tudo. Ficamos sem nada. Nessa aldeia tem famílias lá que usam remédio continuo e passaram mal. Tem muita criança, que ingeriram fumaça, têm pessoas idosas, pessoas que não tem condições de correr, foram tiradas para a beira do Flecheira, para salvar vidas”, contou.

Muitos animais morreram queimados
📷 Muitos animais morreram queimados |Reprodução

A preocupação agora é que as chamas se alastrem para as outras aldeias próximas. “Inclusive a minha está ameaçada. Estão me ligando da minha aldeia, que o fogo tá chegando perto da minha aldeia também”, enfatiza preocupada a cacique. Uma equipe da Eletronorte também estava acompanhando a situação.

BOMBEIRO

O comandante do Corpo de Bombeiros, major Felipe Galúcio, explicou que a guarnição foi acionada para atender a ocorrência do incêndio na aldeia, mas quando os militares chegaram ao local o fogo já havia consumido algumas taperas de madeira, as quais eram cobertas de palha. “A guarnição fez o resfriamento e o combate ao incêndio que ainda existe no local, mas a informação que nós temos é que este foco de incêndio não se extinguiu totalmente, mas entrou mata adentro”, contou.

Quando os militares chegaram ao local o fogo já havia consumido praticamente tudo
📷 Quando os militares chegaram ao local o fogo já havia consumido praticamente tudo |Reprodução

Ainda segundo o comandante, eles estão aguardando a preparação para uma nova operação no local, a fim de manter seguro o resto da aldeia que ainda se encontra de pé e também resguardar a saúde e a incolumidade física dos seus moradores.

Veja também:

Homem sofre tentativa de homicídio e é atingido por 10 tiros

Polícia desarticula grupo que vendia drogas em residência

SITUAÇÃO CRÍTICA

Major Galúcio afirma ainda que Marabá se encontra em uma situação bem crítica tanto em relação aos incêndios florestal e quanto fogo no mato, inclusive quando a guarnição foi acionada para atender o incêndio na aldeia, estava em outra ocorrência, próximo ao shopping. “Tivemos que fazer o esforço de conduzir a guarnição com o apoio dos brigadistas da Defesa Civil sobre nosso comando para fazer o combate aos incêndios”, ponderou.

VEJA O VÍDEO DE COMO FICOU A ALDEIA!

null Dol Carajás 02

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias