A culinária paraense está em alta. Os temperos e as comidas típicas do Pará são objeto até mesmo de estudos internacionais sobre a influência indígena que resultam em pratos exóticos e deliciosos do estado.
Em um dos mais respeitados chefs de cozinha de Marabá, no sudeste paraense, foi destaque em matéria do jornal DIÁRIO DO PARÁ deste último domingo (18). Com o tema "Um Roteiro de dar Água na Boca", a matéria da jornalista Cíntia Magno, do DIÁRIO, destacou que não é somente a capital paraense, Belém, que cultiva a criatividade na hora de preparar pratos especiais.
Mostrando os pratos de outras regiões paraenses, o destaque de Marabá foi para o Chef André Felipe Mota.
Segundo a edição do DIÁRIO, o peixe também está presente no Sudeste paraense, sobretudo através do típico Tucunaré de Marabá mas, hoje, a gastronomia do município também dá espaço para quem gosta de apreciar um bom churrasco.
Filho de Marabá, nascido no histórico bairro do Cabelo Seco, o chef André Felipe Mota aponta que a região fomenta, hoje, um misto entre a gastronomia paraense e a gastronomia nacional. “Marabá tem um berço diferente da gastronomia paraense que se vê em Belém porque, da divisa de Tucuruí para baixo, pegando Marabá, Redenção, Xinguara, já se vê uma cultura gastronômica diferente”, considera.
Veja também:
Concurso INSS: veja como pedir isenção da taxa de inscrição
Simpósio em Marabá alertou para os cuidados com as varizes
Equipes farão visitas domiciliares para vacinar cães e gatos
“Temos a indústria, o agronegócio, estamos fomentando muito o minério e, com isso, nós estamos atraindo pessoas de outros estados e até mesmo de outros países. Hoje, estamos vivendo como uma ilha de cultura brasileira. Então, Marabá vem abrangendo um pouco da cultura paraense, mas também da cultura nacional”.
O pescado que dá nome à praia de Marabá, o Tucunaré, é um item indispensável para quem visita o município, aponta André Felipe. “Na culinária paraense de Marabá que não pode faltar, de forma alguma, é o Tucunaré, que é o berço de Marabá. Mas, além do peixe, Marabá vem abrangendo, também, uma cultura muito grande do churrasco.
Por ser uma cidade do agro, a capital bovina, estamos vendo uma cultura muito diferenciada sobre isso também”, aponta. “Então, hoje vem surgindo uma gastronomia nova e que vem conseguindo agradar muita gente. Alguns é possível encontrar o Tucunaré no saco, o Tucunaré no molho shoyu e também uma Rabada no Tucupi com Jambu que, olha, é de tirar o fôlego”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar