plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
JÁ SÃO MAIS DE 20 MIL

Aumenta o número de atendimentos de ortopedia em Marabá

Hospital Regional Público, em Marabá, registra aumento de casos na área de ortopedia. Entre as mais de 20 mil consultas já realizadas neste ano, a maioria envolve pessoas acidentadas no trânsito, em casa e no trabalho

Imagem ilustrativa da notícia Aumenta o número de atendimentos de ortopedia em Marabá camera O número de consultas especializadas no Hospital Regional, como a do paciente de Piçarra, alcançou a marca de 20.198 entre janeiro e agosto deste ano | Reprodução

O vaqueiro Laurêncio Pereira de Oliveira, 52 anos, sofreu uma queda do cavalo no município de Piçarra, sudeste do Pará, e foi encaminhado para consulta com ortopedista no Hospital Regional do Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP), em Marabá. "Estava trabalhando quando sofri o acidente e acabei fraturando o braço direito. Minha sorte é que fui socorrido rapidamente, e o Hospital tinha tudo o que eu precisava para me recuperar da queda”, contou Laurêncio.

O número de consultas especializadas no Hospital Regional, como a do paciente de Piçarra, alcançou a marca de 20.198 entre janeiro e agosto deste ano, ultrapassando em 24% o total de consultas registrado no mesmo período de 2021, quando a unidade realizou 16.325 atendimentos.

De acordo com o Serviço do Prontuário do Paciente, setor que controla e processa as informações dos usuários, as especialidades mais procuradas neste ano foram: Ortopedia (3.740 consultas); Fisioterapia (2.867); Terapia ocupacional (2.190); Neurocirurgia (2.044) e Cirurgia geral (1.778).

O médico Alexandre Rocha, diretor Técnico do HRSP, explicou que o aumento do número de consultas pode estar relacionado a uma maior quantidade de vacinados contra a Covid-19, que agora se sentem mais seguros para circular em lugares públicos. "Ano passado, muitas pessoas evitavam procurar os serviços médicos nos hospitais com medo de contrair a Covid-19. Com a conscientização e mais pessoas sendo imunizadas, a procura aumentou. Também se deve à reputação do Hospital, que é referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios", destacou.

Veja também:

Homem que matou grávida pode estar escondido em fazenda

Vai fazer o Concurso da Prefeitura? Veja os locais de prova

Vídeo: câmeras flagram ação de bandidos em plena luz do dia

Segundo o diretor, o destaque na área de Traumato-ortopedia também está relacionado ao aumento de vítimas de acidentes de trânsito, domésticos e de trabalho. “Os motociclistas que sofreram acidentes lideram os atendimentos, seguidos de trabalhadores que caíram durante o serviço, e idosos acidentados em casa. No Regional de Marabá esses pacientes recebem acompanhamento multiprofissional até a reabilitação completa", explicou.

Parceria

Valdemir Girato, diretor Hospitalar, informou que o ambulatório do HRPS oferece consultas em 20 especialidades. “Além das consultas, caso o médico solicite, o paciente pode realizar exames e procedimentos cirúrgicos na própria unidade”, disse o gestor, ressaltando que a unidade atua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Os usuários atendidos no Hospital Regional do Sudeste do Pará são encaminhados pela Central Estadual de Regulação, que verifica a disponibilidade da especialidade e envia o paciente.

A unidade da rede pública estadual de saúde conta com atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Bucomaxilo; Cardiologia; Cirurgias geral, pediátrica, plástica, vascular e obstetrícia; Clínica médica; Nutrição; Fonoaudiologia; Terapia ocupacional; Fisioterapia; Infectologia; Neurocirurgia; Nefrologia; Oftalmologia; Urologia; Pediatria; Otorrinolaringologia e Ortopedia.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias