plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CRIME AMBIENTAL

Caçadores ameaçam matar duas onças-pintadas em Marabá 

Os animais já foram vistos e ouvidos por moradores da região, tanto durante o dia, quanto à noite.

Imagem ilustrativa da notícia Caçadores ameaçam matar duas onças-pintadas em Marabá  camera Caçadores arquitetam matar duas onças-pintadas na região do Geladinho, no Núcleo São Félix, em Marabá | Foto: Alberto César Araújo.

Duas onças-pintadas estão na alça de mira de caçadores inadvertidos. Não sabem, ou desconhecem que matar onça, ou qualquer outro animal silvestre é crime ambiental previsto no artigo 29 da lei 9.605/1998.

A lei é clara ao afirma que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida o indivíduo está sujeito a prisão de seis meses a um ano, e multa.

Dito isto, o DOL Carajás apurou que caçadores arquitetam matar duas onças-pintadas na região do Geladinho, no Núcleo São Félix, em Marabá, sudeste do estado, numa área de mata do sítio The Five Brotheres, sendo que o proprietário do imóvel não concorda e não recomenda a invasão da propriedade.

Após tomar conhecimento das intenções destes caçadores, que, aliás, entraram no imóvel para caçadas, sem autorização do proprietário, este recomendou que o caso fosse denunciado aos órgãos competentes e que providências sejam tomadas no sentido de capturar os animais e remanejá-los para área segura.

As duas onças-pintadas já foram vistas e ouvidas por moradores daquela região, tanto durante o dia, quanto à noite. Por estarem numa área de mata relativamente fechada e com alimentos, os felinos ainda não causaram prejuízos a fazendeiros.

Entretanto, se seguir o ritmo de caçadas naquela região, os alimentos das onças, que são outros animais, quando extintos, invariavelmente os felinos buscam outras fontes de alimentação e costumam atacar o gado.

Portanto, toda essa situação foi repassada às autoridades locais a fim de que seja montada uma grande operação de captura e remoção dessas duas onças para área mais segura.

Veja também:

Corpo de mulher é encontrado em terreno baldio em Marabá

Menina de 11 anos assassinada sofreu ameaças pelo celular

E para quem não se lembra, um homem foi preso em flagrante, em outubro do ano passado, por matar uma onça preta dentro da reserva indígena Arariboia, no município de Arame, Maranhão.

A Polícia Civil chegou até ele depois que o próprio criminoso divulgou um vídeo em que exibia o cadáver do animal e se vangloriava do assassinato. Ele responde processo por crime ambiental.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias