As ruas de Marabá, no sudeste do estado, amanheceram neste domingo (02) cobertas de santinhos. Embora a prática seja considerada crime eleitoral, com possibilidade de multas e de prisão do autor caso seja pego em flagrante, o velho hábito de espalhar os papéis com os números dos candidatos se repete no pleito deste ano.

Santinhos são espalhados próximo a Escola Anísio Teixeira, no Núcleo Cidade Nova, em Marabá
📷 Santinhos são espalhados próximo a Escola Anísio Teixeira, no Núcleo Cidade Nova, em Marabá |Elioenay Brasil/ RBATV

Nas portas das escolas também é possível observar muitos santinhos com a foto e número candidatos por toda a parte. Quem for flagrado espalhando santinho nas vias públicas em dia de eleição pode ser enquadrado em crime eleitoral, conforme prevê a Lei 9.504/97.

Escola Municipal na Folha 18, na Nova Marabá
📷 Escola Municipal na Folha 18, na Nova Marabá |Alessandra Gonçalves/ DOL Carajás

Veja também:

Cidade começará a votar às 6h e terminará às 15h

Veja como acompanhar apuração das eleições em tempo real

Eleitores 

Em Marabá, 185 mil e 129 eleitores estão aptos a votar. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

O eleitor escolherá representantes para os cargos de Deputado Federal (quatro números), Deputado Estadual (cinco números), Senador (três números), Governador (dois números) e Presidente da República (dois números).

📷 Eleitores começaram a votar |Elioenay Brasil/ RBATV

Horário

O horário de votação em todo o Estado será das 8h às 17h. Eleitoras e eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h terão seu direito garantido mesmo com o encerramento do horário do pleito. 

Escola Anísio Teixeira, no Núcleo Cidade Nova Foto: Elioenay Brasil/ RBATV

MAIS ACESSADAS