A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 80% da população mundial já teve ou terá dor na coluna, em especial, por causa da má postura corporal.
Na semana em que é celebrado o Dia do Fisioterapeuta (13), especialidade voltada para o cuidado, prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos problemas ligados às funções e aos movimentos do corpo, o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, alerta sobre as consequências de uma postura incorreta e dá dicas de prevenção.
A unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, é referência para 22 municípios no interior do Pará.
Paula Gabrielle, fisioterapeuta no HRSP, explica que se sentar de qualquer jeito para trabalhar ou assistir à televisão, dirigir e até mesmo dormir na posição incorreta, pode causar dores ou lesões na coluna.
"A má postura pode trazer sérios problemas nas costas a longo prazo, visto que alterações podem ocorrer na estrutura, especialmente em pessoas que ficam muito tempo sentadas, seja no ambiente de trabalho ou durante horas de lazer no sofá", alerta.
A profissional destaca ainda que quando não criamos o hábito de manter uma boa postura, o corpo começa a dar sinais a médio e longo prazo, como por exemplo, dores de cabeça, no pescoço, cansaço frequente e dificuldade para dormir.
Veja também:
Apostador de Carajás acerta a quina e leva mais de R$ 50 mil
Medicamentos para emagrecer são apreendidos em Marabá
Vídeo: "Artista" pega carona em pára-choque de caçamba
"Algumas doenças também podem ser desencadeadas devido à má postura corporal como a cifose, lordose, escoliose e hérnia de disco", ressalta Paula.
A especialista orienta que manter o peso adequado e a prática de atividades físicas, contribuem para evitar ou minimizar as dores na coluna. No entanto, a fisioterapeuta aconselha procurar um especialista para uma avaliação mais adequada.
Confira dicas para uma boa postura corporal
• Melhore a posição para dormir: opte por dormir de lado, com um travesseiro para apoiar a cabeça e outro entre as pernas para manter o quadril na mesma altura da coluna, evitando dores nas costas ao acordar e o tradicional torcicolo;
• Cuidado com mochilas: Evite carregar muito peso, acima de 5 kg já é prejudicial para a coluna. Não carregue o peso com apenas uma das alças apoiadas sobre o ombro, pois deixa a postura em desequilíbrio. Caso não seja possível diminuir o peso, troque por mochilas de rodinhas;
• Atenção à postura ao caminhar: Enquanto estiver em pé, distribua o peso sobre as pernas. Aplicar todo o peso do corpo em um só lado é prejudicial para a postura, causando dissimetria com o quadril e impactando nas costas;
• Mantenha boa postura ao sentar-se: Garanta que suas costas estejam retas, seus ombros devem estar para trás e seus glúteos deverão estar encostados à parte traseira da cadeira ou sofá. Tenha o cuidado de distribuir igualmente o peso de seu corpo sobre ambos os quadris e de manter os joelhos num ângulo de 90º, com os pés devidamente apoiados no chão.
• Pratique exercícios físicos: Pratique atividades físicas sempre com a orientação de um profissional qualificado como um personal trainer ou educador físico, existem muitas opções de exercícios específicos para a correção da postura com alongamentos, Pilates e Yoga.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar