O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), realizou nesta terça-feira (25), em Marabá no sudeste paraense, uma campanha de doação de sangue, em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Até quinta-feira (27), a unidade do Governo Pará realizará no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), a campanha "Mais Vermelho para um Outubro Rosa mais forte", que visa mobilizar voluntários para ajudar a repor o estoque de sangue da instituição.
A médica Socorro Leão, que atua como hemoterapeuta no HRSP, destaca que no Outubro Rosa, a unidade tenta sensibilizar a sociedade para uma causa também muito importante, que é manter os bancos de sangue abastecidos o ano inteiro.
"Estamos mobilizando nossos doadores para praticar esse lindo gesto de solidariedade e amor ao próximo. As mulheres que participarem da ação irão receber material informativo, e serão orientadas sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama", destaca a médica.
Palestras educativas
No dia 31 a programação de Outubro Rosa continua no Regional do Sudeste, com palestras educativas para pacientes, acompanhantes e colaboradores, que serão ministradas nos corredores e leitos de internação, por profissionais da unidade e estudantes de medicina da Universidade Estadual do Pará (UEPA), que estagiam no hospital.
Veja também:
Vídeo: Inmet prevê mais chuva para esta quarta em Marabá
Menina de 1 ano engole prego e assusta familiares em Marabá
Caixa libera saque extra do PIS e você pode estar incluso!
Jessica da Cruz, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da instituição, explica que as palestras de conscientização visam disseminar orientações sobre o auto-estame, detecção precoce dos tipos de câncer, entre outros cuidados.
"Essa doença não escolhe família e nem classe social, acima de tudo, o que salva mesmo, é a prevenção, por isso as palestras de conscientização têm um papel fundamental na disseminação de informações", ressalta Jessica.
A profissional lembra ainda que toda mulher com 40 anos ou mais, deve procurar um posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, as na faixa etária entre 50 e 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios no interior do Pará.
Saiba o que é necessário para ser um doador de sangue:
- Idade entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal);
- Peso mínimo de 50kg;
- Estar bem alimentado e descansado;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter praticado exercícios físicos intensos nas últimas 24 horas;
- Quem testou positivo para a covid-19 pode doar após 10 dias da recuperação total, e quem teve contato com pessoas infectadas, sem apresentar sintomas, pode doar após sete dias.
SERVIÇO
Local: Hemopa de Marabá
Endereço: Rodovia Transamazônica, quadra 12, s/n, Amapá – Marabá
Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar